Vídeo: Venezuela coloca exército para operar centros de mineração de criptomoedas

O exército de Nicolás Maduro foi realocado para a mineração de bitcoin em novos “Centros de Produção de Ativos Digitais”
Venezuela Bitcoin Maduro

Militar venezuelano manejando equipamentos de mineração de bitcoin (imagem/reprodução Instagram do 61º Batalhão do 6º Corpo de Engenheiros do Exército Bolivariano)

O regime do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, mobilizou soldados do exército bolivariano para um audacioso projeto de arrecadação de ativos digitais, criando centros de mineração de bitcoin.

A conta no Instagram do 61º Batalhão do 6º Corpo de Engenheiros do Exército Bolivariano publicou um vídeo fazendo propaganda do novo projeto militar. Engenheiros militares de Maduro estão transformando prédios do exército nos nomeados “Centros de Produção de Ativos Digitais”.

Publicidade

O vídeo revela galpões sendo recheados com equipamentos ASIC de mineração de bitcoin. Equipamentos antigos também são mostrados sendo renovados para o projeto de arrecadação digital.

Soldados venezuelanos estão sendo alocados na mineração de bitcoin (BTC)

Até o momento se conhece apenas um centro do tipo, localizado em um acampamento militar do Exército Bolivariano no Fuerte Tiuna, na região municipal de Caracas. Este mesmo centro está ao lado do Ministério do Poder Popular de Defesa.

Uma reportagem em vídeo divulgada pelo Twitter do ConflictsW mostra a inauguração do centro. No vídeo, Joselit Ramírez, chefe da Superintendência de Criptoativos e Atividades Relacionadas (Sunacrip), corta uma fita azul demonstrando a oficial inauguração do projeto e da instalação.

Nicolás Maduro já havia afirmado que o governo do país agora está olhando para diversas criptomoedas como uma forma potencial de evitar sanções internacionais, principalmente por parte dos Estados Unidos.

Publicidade

No início do mês, o país lançou uma corretora estatal de criptomoedas.

Ainda em 2018 os olhos de Maduro se voltaram para os ativos digitais, criando sua própria criptomoeda “Petro”, inspirada no bitcoin. Os ativos digitais seriam uma maneira também de driblar em parte a hiperinflação que atinge o país latino há anos.