Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas

Trump já prometeu manter todo Bitcoin que o governo dos EUA possui, defendeu a mineração de criptomoedas e a demissão do presidente da SEC
Imagem da matéria: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas

Donald Trump foi reeleito presidente dos EUA (Foto: Shutterstock)

As urnas mal haviam fechado e Donald Trump já comemorava sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos, fazendo com que, ainda no começo da madrugada desta quarta-feira (6), o Bitcoin (BTC) superasse os US$ 75 mil e marcasse uma nova máxima histórica.

E apesar dos últimos dias o republicano não ter falado muito sobre o setor de criptomoedas, diversas promessas foram feitas ao longo de sua campanha, o que colocou Trump como o favorito da indústria para presidente.

Publicidade

Tanto que não só o Bitcoin que dispara nesta quarta, mas praticamente todas as criptomoedas, além de ações de empresas ligadas ao setor, como da exchange Coinbase e da MicroStrategy, ambas com valorizações de mais de 10% no pré-mercado de Nova York.

Vale lembrar que não só a vitória de Trump que empolgou, mas o fato de que os republicanos tomaram o controle do Senado e da Câmara, o que facilita que projetos sejam aprovados, abrindo espaço para propostas favoráveis às criptomoedas.

Veja abaixo as propostas feitas por Trump para o setor de criptomoedas:

Reserva nacional de Bitcoin

Em Nashville, em julho, Trump foi a atração principal de uma das maiores conferências de Bitcoin do ano. Em seu discurso, o presidente eleito disse que, se retornasse à Casa Branca, garantiria que o governo federal nunca vendesse sua reserva de Bitcoin.

“Por muito tempo, nosso governo violou a regra fundamental que todo bitcoiner sabe de cor: nunca venda seu bitcoin”, disse Trump. No entanto, ele não chegou a propor uma reserva federal formal de moeda digital.

Publicidade

Trump também prometeu manter o nível atual de Bitcoin que os EUA acumularam com a apreensão de ativos de criminosos financeiros. “Se eu for eleito, será política da minha administração, Estados Unidos da América, manter 100% de todo o Bitcoin que o governo dos EUA detém atualmente ou adquire no futuro”, disse ele na ocasião.

Atualmente, o U.S. Marshals Service leiloa regularmente bitcoins, bem como outras criptomoedas mantidas nos cofres do país, como ether e litecoin.

Demissão de Gary Gensler

Em diversas declarações públicas, Trump prometeu destituir o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, que sempre teve uma postura combativa em relação à regulamentação das criptomoedas.

“No primeiro dia, demitirei Gary Gensler”, prometeu Trump.

Apesar disso, o presidente não tem o poder de demitir o presidente da SEC. Mesmo que Trump nomeasse um novo presidente, Gensler permaneceria como comissário da agência independente.

Publicidade

Gensler moveu mais de 100 ações contra empresas de criptomoedas durante seu mandato à frente da comissão. Em várias entrevistas, o presidente da SEC disse que acredita que grande parte da indústria já pertence à sua jurisdição, e seus processos estão simplesmente colocando o setor em conformidade.

Conselho de criptomoedas

Trump também prometeu criar um conselho consultivo presidencial de Bitcoin e criptomoedas. “As regras serão escritas por pessoas que amam sua indústria, não as que odeiam a indústria”, disse ele.

Trump falou expressamente sobre seus escrúpulos com a senadora democrata Elizabeth Warren, que é amplamente vista pela comunidade de criptomoedas como uma ameaça.

Todos os bitcoins serão minerados nos EUA

Em junho, na Flórida, cerca de uma dúzia de executivos e especialistas em mineração de Bitcoin se sentaram com Trump em sua residência em Mar-a-Lago.

O encontro reuniu uma coalizão de alguns dos maiores mineradores americanos privados e públicos do setor, incluindo representantes da Riot Platforms, Marathon Digital Holdings, Terawulf, CleanSpark e Core Scientific.

Publicidade

Menos de quatro horas após o encerramento da mesa redonda de Trump, o agora presidente eleito foi às redes sociais para exaltar as virtudes do negócio de mineração.

“O ódio de Biden pelo Bitcoin só ajuda a China, a Rússia e a Esquerda Comunista Radical. Queremos que todo o Bitcoin restante seja FEITO NOS EUA!!! Isso nos ajudará a ser DOMINANTES DE ENERGIA!!!” Trump postou no Truth Social logo após sua reunião.

Desde então, Trump reiterou essa visão em várias ocasiões. “Se a criptomoeda vai definir o futuro, quero que ela seja minerada, cunhada e feita nos EUA”, declarou Trump em Nashville.

“Criaremos tanta eletricidade que você dirá: ‘Por favor, por favor, presidente, não queremos mais eletricidade. Não aguentamos mais!'”, brincou.

EUA serão a capital cripto do mundo

No fim de agosto, Trump publicou um vídeo em suas redes sociais sobre o projeto World Liberty Financial em que ressaltava que os EUA se tornariam o centro do mundo quando o assunto é criptomoedas.

“Esta tarde, estou expondo meu plano para garantir que os Estados Unidos sejam a capital cripto do planeta. Eles querem sufocar você. Eles querem te sufocar e te deixar fora dos negócios. Não vamos deixar isso acontecer”, disse.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1829141447087648796

Cortes nas taxas de juros

Em agosto, Trump disse que, se eleito, reduziria as taxas de juros. O Federal Reserve, que orienta a política monetária do país, define a taxa de referência, tendo dado início a um ciclo de cortes em sua última reunião, com a expectativa de que nesta quinta-feira (7) realize mais um corte.

Publicidade

Os cortes nas taxas e a flexibilização da política monetária historicamente se encaixam com um aumento nos preços das criptomoedas, pois tornam mais barato tomar dinheiro emprestado, deixando ativos arriscados mais atraentes.

Projetos cripto

Trump já lançou várias coleções de NFTs, defendeu a “americanização” do Bitcoin e até lançou um projeto de finanças descentralizadas (DeFi) chamado World Liberty Financial, junto com seus filhos.

A World Liberty não teve um bom começo com investidores, mas há boatos de que planejam lançar uma stablecoin.

Como alguns outros republicanos, Trump se posicionou contra moedas digitais de bancos centrais (CBDC), ou dólares digitais — criptomoedas apoiadas pelo governo que ainda não existem nos EUA, mas que assustam a ala libertária do Partido Republicano e boa parte do setor de ativos digitais devido ao receio de maior vigilância governamental.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.