VanEck altera proposta de ETF de Bitcoin para tentar agradar reguladores

Seguindo os passos da BlackRock, a VanEck se juntou à crescente lista de empresas que já alteraram suas propostas originais de ETF de Bitcoin
Letras que formam a sigla ETF próximas a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

Foto: Shutterstock

A gestora de investimentos global VanEck deu mais um passo em sua busca por um ETF de Bitcoin à vista, apresentando uma proposta alterada à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Um aspecto notável da alteração do processo da VanEck é a revelação de que um investidor não identificado adquiriu “Seed Creation Baskets” para o VanEck Bitcoin Trust em outubro.

Publicidade

Essas “Seed Creation Baskets” consistem em 50 mil ações do ETF proposto e foram adquiridas usando Bitcoin.

O MarketVector Bitcoin Benchmark Rate, um índice utilizado como preço de referência para a principal criptomoeda, determinou a avaliação dessa reserva de Bitcoin, de acordo com o processo de sexta-feira (27).

Como observado por Scott Johnsson, um advogado financeiro e sócio-gerente da Van Buren Capital, a alteração da proposa da VanEck usa praticamente a mesma linguagem vista na candidatura recentemente modificada da BlackRock para um ETF de Bitcoin à vista, o que “não é muito surpreendente, dado que ambos os emissores são representados pelos mesmos advogados da Clifford Chance”.

No entanto, a candidatura da VanEck sugere que, para lançar o produto, incorporará diretamente Bitcoin em vez de usar dinheiro para o financiamento inicial.

“Tenha cuidado para não ler demais nisso”, escreveu Johnsson no Twitter. “Ainda assim, é uma adição afirmativa, o que pode ser sugestivo de uma intenção real ou talvez apenas uma advocacia um tanto preguiçosa”.

Publicidade

Similar à da BlackRock, a proposta alterada da VanEck também aponta para uma variedade de fatores que podem afetar o valor das ações do ETF, incluindo um aumento ou diminuição no fornecimento global de Bitcoin, o sentimento geral em relação à indústria, a atividade de negociação nas exchanges, bifurcações na rede Bitcoin e “aumento da concorrência de outras formas de ativos digitais ou serviços de pagamento”.

As mudanças nos ETFs

VanEck não é a única empresa que está ajustando sua proposta para um ETF de Bitcoin à vista para lidar com preocupações regulatórias.

A Bitwise Asset Management apresentou uma emenda à sua candidatura para um ETF de Bitcoin no final de setembro para incluir novos argumentos que, de acordo com a empresa, invalidam as explicações dos reguladores para privar os investidores americanos desse produto.

A ARK Invest e a 21Shares seguiram o exemplo no início deste mês, alterando sua candidatura conjunta para incluir informações adicionais sobre seu proposto ETF de Bitcoin à vista, antes que a BlackRock apresentasse um prospecto alterado para seu próprio produo.

Publicidade

Um ETF de Bitcoin à vista é um produto financeiro projetado para fornecer aos investidores exposição ao preço real do Bitcoin, permitindo-lhes negociar e investir na criptomoeda sem a necessidade de possuí-la diretamente.

Esse tipo de ETF é distinto dos ETFs baseados em futuros, que derivam seu valor de contratos futuros de Bitcoin. Os ETFs de Bitcoin à vista visam acompanhar o preço de mercado em tempo real do Bitcoin, tornando-os mais atraentes para investidores tradicionais que buscam exposição direta a criptomoedas.

No entanto, a SEC repetidamente adiou ou rejeitou a aprovação de ETFs de Bitcoin à vista devido a preocupações relacionadas com manipulação de mercado, proteção do investidor e supervisão regulatória.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.