CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra
(Reprodução)

A corretora Coinbase saiu em defesa de seus serviços de staking, depois que o futuro da prática foi colocado em dúvida por uma ofensiva da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, contra a exchange Kraken na semana passada.

O CEO da exchange, Brian Armstrong, tweetou no domingo (12) que os serviços de staking da empresa não são títulos mobiliários. “Teremos prazer em defender isso em tribunal, se necessário,” disse Armstrong.

Publicidade

Essa polêmica surgiu depois que a SEC atacou a Kraken, uma exchange rival, com uma multa de US$ 30 milhões por oferecer seu serviço de staking sem registrá-lo na instituição. Pouco antes do anúncio, Armstrong advertiu que tinha ouvido rumores de uma repressão mais ampla dos serviços de staking cripto.

Coinbase e Staking

Quando donos de criptomoedas fazem o “stake” de seus ativos, eles concordam em eles concordam em travá-los por um período de tempo a fim de ajudar a manter a blockchain funcionando, e em troca receber recompensas.

Os usuários podem participar do processo diretamente, ou através de um intermediário, como a Kraken ou a Coinbase.

No entanto, após a decisão da SEC, a Coinbase buscou enfatizar as diferenças entre sua oferta e a da Kraken.

O Diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, disse ao Decrypt na semana passada que a Kraken “estava essencialmente oferecendo um produto de rendimentos”.

Publicidade

“Os serviços de staking da Coinbase são totalmente diferentes e não são títulos.”

Ele expandiu a explicação sobre o tópico em um blog post da Coinbase publicado na sexta passada, no qual Armstrong compartilhou sua promessa de defender o staking no tribunal, se necessário.

No post, Grewal argumenta que o processo de staking não passa no teste Howey, uma ferramenta-chave usada pela (SEC) para avaliar o que é, de fato, um título mobiliário. Os quatro elementos do teste são investimento de valor monetário, empreendimento comum, expectativa razoável de lucros e esforços de outros. 

“O objetivo da Lei de valores mobiliários é corrigir os desequilíbrios de informação”, escreveu Grewal. “Mas não há desequilíbrio de informação no staking, pois todos os participantes estão conectados na blockchain e são capazes de validar transações através de uma comunidade de usuários com igual acesso às mesmas informações”.

Grewal argumentou que o staking falhou em todas as quatro frentes para atender aos critérios. O staking não é um investimento, escreveu ele, porque o usuário (staker) não está desistindo de uma coisa para conseguir outra – “eles possuem exatamente a mesma coisa que tinham antes”.

Publicidade

Quanto à expectativa de lucros, escreveu ele, “as recompensas são simplesmente pagamentos por serviços de validação prestados à blockchain, e não um retorno sobre o investimento”.

Este último ponto talvez seja um ponto discutível, em um mercado que tende a enquadrar as recompensas por staking como retornos.

Em sua ação contra a Kraken, a SEC contestou como a empresa anunciava seus produtos não registrados com retornos anuais de investimento de até 21%. O próprio programa da Coinbase anuncia o staking de criptomoedas como Ethereum e Solana com recompensas apresentadas em rendimentos percentuais anuais (do inglês Annual Percentage Yield ou APY).

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hamster Kombat: vale a pena jogar o jogo do Telegram antes do airdrop?

Hamster Kombat: vale a pena jogar o jogo do Telegram antes do airdrop?

Quer ser o próximo CEO hamster de uma exchange de criptomoedas? O jogo Hamster Kombat do Telegram está explodindo antes do airdrop do novo token
Logotipo da LayerZero em branco no fundo preto

MB realiza listagem relâmpago de ZRO, token que originou US$ 258 milhões em investimentos em 24 horas

O lançamento refere-se ao token de governança da LayerZero, o protocolo de infraestrutura de interoperabilidade blockchain mais utilizado do mercado
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Deputados dos EUA visitam executivo da Binance preso na Nigéria e pedem libertação

Deputado que visitou o executivo da Binance disse que ele sofre de malária e pneumonia e que não tem tido acesso a cuidados médicos adequados
Imagem da matéria: Binance lança programa de airdrops para detentores de BNB

Binance lança programa de airdrops para detentores de BNB

Detentores de BNB receberão tokens de projetos selecionados que estão se preparando para serem lançados na Binance