US$ 745 milhões em opções de Bitcoin expiram amanhã; o que esperar

Foto: Shutterstock


Opções para 67.700 Bitcoin (BTC) – no valor de US$ 745 milhões a preços atuais – expirarão amanhã, de acordo com a plataforma de análise de dados de criptomoedas Skew. Mas os especialistas estão divididos em saber se isso terá ou não impacto no mercado.

As opções são um tipo de derivativos financeiros. Eles dão aos compradores o direito – mas não a obrigação – de comprar ativos a um preço especificado em uma data definida no futuro, pelo qual pagam aos vendedores um “prêmio”. Se o preço do ativo for superior ao preço acordado na data de vencimento, os compradores poderão executar o contrato e receber lucro, ou recusar e perder o prêmio pago.

Dependendo se um número significativo de traders decidirá comprar – ou não – o BTC a preços de exercício especificados, isso pode empurrar o preço de mercado do Bitcoin em qualquer direção.

Nicholas Pelecanos, chefe de negociação do NEM Venture Fund, disse ao Decrypt que os mercados de criptomoedas certamente estão atraindo mais atenção ultimamente – tanto institucional quanto de varejo – e o crescente volume de contratos de opções de Bitcoin é um sinal disso.

“O open interest pelas opções do BTC está atualmente em seu nível mais alto registrado. Há potencial para alguns movimentos relacionados às opções em torno do vencimento, mas não podemos ver nenhum grande urso se mexendo”, disse Pelecanos, acrescentando:” A inclinação geral das opções do BTC ainda está forte do lado positivo”.

Ele disse que, a longo prazo, os mercados de opções provavelmente reduzirão a volatilidade dos preços do BTC, uma vez que grandes picos de preço serão limitados. No entanto, isso pode aumentar o argumento do Bitcoin como uma moeda alternativa e como uma reserva de valor.

Mati Greenspan, analista de mercado e fundador da Quantum Economics, também supôs que, embora uma expiração tão grande de opções provavelmente não implique muito, isso “não é algo para o qual possamos realmente nos preparar”.

“Isso poderia [ter um impacto significativo no preço e na volatilidade do Bitcoin], mas é muito difícil antecipar. Já vimos muitas vezes em que prazos de grandes contratos mudaram os mercados de uma maneira ou de outra e muitas vezes quando nada aconteceu”, disse Greenspan.

Falando sobre os futuros da CME no podcast Decrypt Daily na terça-feira, Bobby Ong, COO da CoinGecko, observou que geralmente na última semana do mês há alta volatilidade no preço.

“Na última semana do mês, há um grande aumento no preço, para cima ou para baixo”, acrescentou.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co