Imagem da matéria: União Europeia vai lançar regulação focada no mercado de criptomoedas até 2022
Foto: Shutterstock

A Comissão Europeia se unirá à European Blockchain Partnership (EBP) para lançar uma nova sandbox regulatória focada em criptomoedas e blockchain até 2022, de acordo com um anúncio publicado nesta quinta-feira (24).

A comissão é o braço executivo da União Europeia e a iniciativa faz parte do seu recém-adotado Pacote de Financiamento Digital, que visa fornecer maior clareza para empresas de criptomoeda.

Publicidade

“Ao tornar as regras mais seguras e mais digitalmente amigáveis ​​para os consumidores, a Comissão pretende impulsionar a inovação responsável no setor financeiro da UE, especialmente para startups digitais altamente inovadoras, ao mesmo tempo que atenua quaisquer riscos potenciais relacionados com a proteção dos investidores, lavagem de capitais e cibercriminalidade”, declarou.

De acordo com a comissão, alguns ativos digitais já se enquadram na legislação da UE, no entanto, essas regras “na maioria das vezes são anteriores ao surgimento dos criptoativos e blockchain”. Isso poderia resultar em vários obstáculos no caminho das inovações e dificultar a aplicação das estruturas existentes para blockchain e criptomoedas no setor financeiro.

Para remediar isso, a comissão e a EBP planejam lançar um novo ambiente regulatório de blockchain pan-europeu – uma instalação que permitiria aos reguladores, várias empresas e especialistas em tecnologia cooperar e testar soluções inovadoras no setor de blockchain sem muita pressão das autoridades .

“O regime piloto representa uma abordagem chamada ‘área restrita’ – ou ambiente controlado – que permite derrogações temporárias das regras existentes para que os reguladores possam ganhar experiência no uso de tecnologia de razão distribuída em infraestruturas de mercado”, observou a comissão.

Publicidade

O projeto se concentrará em casos de uso como portabilidade de dados, espaços de dados business-to-business e contratos inteligentes, bem como identidade digital, meio ambiente, mobilidade, energia e outros setores-chave. Espera-se que o sandbox entre em operação em 2021–2022, acrescentou o anúncio.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em "Evangelistas da Blockchain"

Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em “Evangelistas da Blockchain”

Plataforma descentralizada recompensa fãs do Avenged Sevenfold e gera recompensas por participarem de atividades ligadas à banda
Imagem da matéria: CEO da Binance afirma que está considerando "algumas jurisdições" para a sede global

CEO da Binance afirma que está considerando “algumas jurisdições” para a sede global

“Quais são as jurisdições que têm regulamentações que podem atender ao nosso conjunto de produtos?”, questiona Richard Teng
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes
Ilustração de mão segurando smartphone com logotipo da Toncoin

Toncoin (TON) bate recorde de preço e supera Cardano como 10ª cripto mais valiosa

O Toncoin (TON) da Open Network disparou nas últimas semanas e expulsou a Cardano do top 10 das criptomoedas