Imagem da matéria: União Europeia vai lançar regulação focada no mercado de criptomoedas até 2022
Foto: Shutterstock

A Comissão Europeia se unirá à European Blockchain Partnership (EBP) para lançar uma nova sandbox regulatória focada em criptomoedas e blockchain até 2022, de acordo com um anúncio publicado nesta quinta-feira (24).

A comissão é o braço executivo da União Europeia e a iniciativa faz parte do seu recém-adotado Pacote de Financiamento Digital, que visa fornecer maior clareza para empresas de criptomoeda.

Publicidade

“Ao tornar as regras mais seguras e mais digitalmente amigáveis ​​para os consumidores, a Comissão pretende impulsionar a inovação responsável no setor financeiro da UE, especialmente para startups digitais altamente inovadoras, ao mesmo tempo que atenua quaisquer riscos potenciais relacionados com a proteção dos investidores, lavagem de capitais e cibercriminalidade”, declarou.

De acordo com a comissão, alguns ativos digitais já se enquadram na legislação da UE, no entanto, essas regras “na maioria das vezes são anteriores ao surgimento dos criptoativos e blockchain”. Isso poderia resultar em vários obstáculos no caminho das inovações e dificultar a aplicação das estruturas existentes para blockchain e criptomoedas no setor financeiro.

Para remediar isso, a comissão e a EBP planejam lançar um novo ambiente regulatório de blockchain pan-europeu – uma instalação que permitiria aos reguladores, várias empresas e especialistas em tecnologia cooperar e testar soluções inovadoras no setor de blockchain sem muita pressão das autoridades .

“O regime piloto representa uma abordagem chamada ‘área restrita’ – ou ambiente controlado – que permite derrogações temporárias das regras existentes para que os reguladores possam ganhar experiência no uso de tecnologia de razão distribuída em infraestruturas de mercado”, observou a comissão.

Publicidade

O projeto se concentrará em casos de uso como portabilidade de dados, espaços de dados business-to-business e contratos inteligentes, bem como identidade digital, meio ambiente, mobilidade, energia e outros setores-chave. Espera-se que o sandbox entre em operação em 2021–2022, acrescentou o anúncio.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BNY fará custódia das reservas da stablecoin da Ripple

BNY fará custódia das reservas da stablecoin da Ripple

As empresas buscam construir uma ponte entre os ecossistemas de finanças tradicionais e cripto
Goblintown memecoin meme GOB Solana token

Coleção de NFTs Goblintown lança memecoin na Solana

O lançamento do token GOB foi feito discretamente, sem pré-anúncios, visando atrair interesse genuíno da comunidade cripto
Renan Calheiros é fotografado entre pessoas

Renan Calheiros vai presidir comissão da MP que muda imposto sobre criptomoedas

MP 1.303/2025 acabou com isenção de imposto para movimentações com criptomoedas até um teto de R$ 35 mil e criou alíquota fixa de 17,5%
ilustração de moeda da pump.fun

Pump.fun lança seu token PUMP no sábado, com airdrop “em breve”

Pump.fun lança ICO massivo do token PUMP no dia 12 de julho em grandes corretoras