Imagem da matéria: União Europeia vai lançar regulação focada no mercado de criptomoedas até 2022
Foto: Shutterstock

A Comissão Europeia se unirá à European Blockchain Partnership (EBP) para lançar uma nova sandbox regulatória focada em criptomoedas e blockchain até 2022, de acordo com um anúncio publicado nesta quinta-feira (24).

A comissão é o braço executivo da União Europeia e a iniciativa faz parte do seu recém-adotado Pacote de Financiamento Digital, que visa fornecer maior clareza para empresas de criptomoeda.

Publicidade

“Ao tornar as regras mais seguras e mais digitalmente amigáveis ​​para os consumidores, a Comissão pretende impulsionar a inovação responsável no setor financeiro da UE, especialmente para startups digitais altamente inovadoras, ao mesmo tempo que atenua quaisquer riscos potenciais relacionados com a proteção dos investidores, lavagem de capitais e cibercriminalidade”, declarou.

De acordo com a comissão, alguns ativos digitais já se enquadram na legislação da UE, no entanto, essas regras “na maioria das vezes são anteriores ao surgimento dos criptoativos e blockchain”. Isso poderia resultar em vários obstáculos no caminho das inovações e dificultar a aplicação das estruturas existentes para blockchain e criptomoedas no setor financeiro.

Para remediar isso, a comissão e a EBP planejam lançar um novo ambiente regulatório de blockchain pan-europeu – uma instalação que permitiria aos reguladores, várias empresas e especialistas em tecnologia cooperar e testar soluções inovadoras no setor de blockchain sem muita pressão das autoridades .

“O regime piloto representa uma abordagem chamada ‘área restrita’ – ou ambiente controlado – que permite derrogações temporárias das regras existentes para que os reguladores possam ganhar experiência no uso de tecnologia de razão distribuída em infraestruturas de mercado”, observou a comissão.

Publicidade

O projeto se concentrará em casos de uso como portabilidade de dados, espaços de dados business-to-business e contratos inteligentes, bem como identidade digital, meio ambiente, mobilidade, energia e outros setores-chave. Espera-se que o sandbox entre em operação em 2021–2022, acrescentou o anúncio.

VOCÊ PODE GOSTAR
logo da solana em celular

Chance de ETF de Solana ser aprovado é maior sem Gary Gensler na SEC, diz VanEck

A ausência de um mercado regulamentado de futuros de Solana é “coisa do Gensler”, disse Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck
Imagem da matéria: Sydney Sweeney tem Twitter hackeado para divulgação de golpe cripto

Sydney Sweeney tem Twitter hackeado para divulgação de golpe cripto

Mais um dia, mais um hack de celebridade: a atriz Sydney Sweeney teve sua conta no X invadida (novamente!) para promover um golpe de pump-and-dump
Imagem da matéria: 5 fatores que podem levar o Bitcoin a US$ 100 mil até o fim de 2024

5 fatores que podem levar o Bitcoin a US$ 100 mil até o fim de 2024

Apesar da recente queda do mercado de criptomoedas, vários catalisadores oferecem uma oportunidade para os investidores de longo prazo que buscam um alívio
Imagem da matéria: Exchanges da Coreia do Sul definem diretrizes para barrar deslistagens em massa de criptomoedas

Exchanges da Coreia do Sul definem diretrizes para barrar deslistagens em massa de criptomoedas

As diretrizes padronizam os critérios para apoiar e encerrar a negociação de ativos digitais em plataformas de câmbio