Imagem da matéria: União Europeia Propõe Congelar Contas Bancárias para Evitar Saques em Massa; Bitcoin é a Solução?

Os países da União Européia estão explorando a ideia de impor uma medida de congelamento de contas bancárias para evitar potenciais saques em massa. O Bitcoin poderia fornecer uma alternativa viável para proteger os fundos dos clientes?

Leia Também: Investidor Bilionário, Marks, Diz que Bitcoin é “Esquema de Pirâmide”

Os Estados da União Européia propuseram uma nova medida que efetivamente lhes permitiria congelar as contas bancárias antes assim que percebessem que poderia ocorrer uma grande quantidade de saques. A medida foi planejada no início deste ano para evitar corridas bancárias semelhantes às do Banco Popular no mês passado. A proposta quer impedir que os depositantes acelerem o processo dos bancos que já estão falindo ou provavelmente irão falir.

Publicidade

De acordo com as regras da UE, cada depositante que tem menos de 100.000 euros depositado em uma conta bancária é segurado por um banco. Mas, sob o novo plano, uma possível fuga de capital dos depositantes poderia forçar os supervisores a congelar as contas bancárias de todos os depositantes e assim congelar os saques das contas bancárias.

Países que já possuem uma moratória sobre os pagamentos bancários, como a Alemanha, apoiaram fortemente esse novo plano. De acordo com uma pessoa familiarizada com o pensamento do governo alemão:

O desejo é evitar que as pessoas saquem em massa dos bancos, de modo que, quando um banco está em uma situação crítica, não irá piorar a situação.

 

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”