Fachada do banco UBS
Shutterstock

A tendência de tokenização continua ganhando força.

A UBS Asset Management, a divisão de gestão de ativos da maior holding financeira da Suíça, anunciou nesta segunda-feira (2) o lançamento do piloto de um fundo de renda variável tokenizado na rede Ethereum. Trata-se de um produto financeiro chamado ‘Sociedades de Capital Variável’ (VCC) nos EUA.

Publicidade

O fundo representa uma entidade legal para fundos de investimento em Singapura que foi introduzida em janeiro de 2020 para melhorar a posição da cidade-estado como um centro para atividades de gestão de fundos.

A empresa aproveitará seu serviço interno de tokenização chamado UBS Tokenize para iniciar um piloto controlado de um fundo do mercado monetário tokenizado, que vem na forma de um contrato inteligente no Ethereum e permite que a empresa facilite subscrições e resgates de fundos.

“Este é um marco fundamental na compreensão da tokenização de fundos, com base na experiência do UBS na tokenização de títulos e produtos estruturados”, disse Thomas Kaegi, chefe de gestão de ativos do UBS para Singapura e Sudeste Asiático.

Ele disse que dentro desta iniciativa o UBS irá colaborar tanto com instituições financeiras tradicionais quanto com fornecedores de fintech. O objetivo é obter insights sobre como aumentar a liquidez do mercado e fornecer melhor acesso ao mercado para seus clientes.

O piloto faz parte do Project Guardian, a iniciativa abrangente de VCC liderada pela Autoridade Monetária de Singapura (MAS), que visa tokenizar vários ativos do mundo real. O MAS é o órgão fiscalizador financeiro e banco central da região; As Sociedades de Capital Variável (VCCs) são uma estrutura corporativa alternativa às sociedades limitadas, estruturas fiduciárias e outras.

Publicidade

A tokenização de ativos do mundo real é o processo de conversão de propriedade ou direitos sobre ativos físicos em tokens digitais em um blockchain ou livro-razão distribuído (ou distributed ledger em inglês).

Esta abordagem utiliza a tecnologia blockchain para transformar ativos tangíveis, como imóveis, obras de arte, ações ou commodities, em tokens digitais que podem ser convenientemente comprados, vendidos e negociados em uma rede blockchain.

UBS entra na onda de tokenização

Os esforços anteriores do MAS no setor de blockchain incluíram a exploração de potenciais aplicações de finanças descentralizadas (DeFi) fundos para o atacado.

Para esse fim, em novembro de 2022, JP Morgan Onyx, DBS e SBI Digital Asset conduziram testes para transações de câmbio e negociações de títulos do governo usando o protocolo de empréstimo público Aave e a exchange descentralizada (DEX) Uniswap no blockchain Polygon.

Publicidade

A plataforma UBS Tokenize também foi utilizada em Hong Kong para a recente emissão de notas estruturadas digitais pelo Bank of China Investment (BOCI), no valor de 200 milhões de yuan (cerca de US$ 27,3 milhões). Essas notas tokenizadas foram criadas e emitidas na blockchain Ethereum.

Num desenvolvimento semelhante no final do ano anterior, o UBS lançou o primeiro título digital negociado publicamente do mundo — um título de três anos de 375 milhões de francos suíços com uma taxa de juros anual de 2,33%, que tem a mesma estrutura de instrumento, status legal e classificação como uma nota sênior sem garantia tradicional do UBS.

Apesar de seu interesse em tecnologias blockchain e de permitir que seus clientes invistam em criptomoedas, o CEO do UBS, Ralph Hamers, descartou no passado a oferta ativa de serviços de negociação, custódia ou empréstimo relacionados a ativos criptográficos “alternativos”, ao mesmo tempo que chamou as criptomoedas de “categoria de ativo não testada”.

*Traduzido com autorização do Decrypt

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do "Rei do Bitcoin"

Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do “Rei do Bitcoin”

Nova operação da Polícia Federal visando fraudes no portos do Paraná revelou uma curiosa ligação entre o irmão do Roberto Requião e um dos maiores piramideiros do Brasil
Imagem da matéria: Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto tiveram a quarta semana seguida de saídas, mas o Brasil segue com tendência positiva ao lado de Hong Kong, que se destaca com a estreia de ETFs
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Fundos cripto do Brasil captam mais R$ 1,5 mi e chegam a 21ª semana consecutiva de entradas

Vindo de uma grande sequência de captação, fundos de criptomoedas do Brasil estão em 3º lugar no ranking global, atrás apenas dos EUA e Hong Kong
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização