Imagem da matéria: Trump planeja revogar regras fiscais de cripto e assinar lei sobre stablecoins até agosto
Foto: Shutterstock

A administração de Donald Trump explicou na sexta-feira (7) como pretende fortalecer o papel dos Estados Unidos no mercado de criptomoedas durante o primeiro evento focado no setor na Casa Branca.

Durante a parte televisionada do evento altamente esperado, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, falou sobre a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin e um estoque de ativos digitais, a “instrumentalização regulatória contra ativos digitais”, e um marco federal para stablecoins.

Publicidade

As políticas do ex-presidente Joe Biden prejudicaram os inovadores no setor de ativos digitais, disse Bessent. Ele acrescentou que o Tesouro trabalhará em estreita colaboração com o Internal Revenue Service (IRS) e o Office of the Comptroller of the Currency (OCC) para “revogar e alterar” orientações que anteriormente dificultavam a capacidade das empresas de ativos digitais de operar nos EUA.

A criação de uma reserva estratégica de Bitcoin e um estoque de ativos digitais pelo governo Trump “posicionará os Estados Unidos como um líder entre as nações”, afirmou Bessent.

A reserva estratégica e o estoque de ativos digitais conterão fundos apreendidos, permitindo que Bessent e o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, desenvolvam estratégias orçamentárias neutras para aquisição de Bitcoin, segundo um documento oficial da Casa Branca publicado na quinta-feira.

“O presidente Trump está criando ativos para o povo americano, enquanto a maioria dos presidentes anteriores criaram dívidas”, disse Bessent, referindo-se à recém-autorizada reserva e estoque de ativos.

Publicidade

Na sexta-feira, Bessent mencionou a legislação sobre stablecoins. Enquanto parlamentares das duas câmaras do Congresso avaliam um caminho para legalizar emissores de stablecoins como Tether (USDT) e Circle (USDC), Bessent afirmou que regras claras ajudariam a preservar o papel do dólar como moeda de reserva global.

“Vamos manter o dólar americano como a principal moeda de reserva do mundo, e vamos usar as stablecoins para fazer isso”, disse Bessent.

O próprio Trump declarou durante a parte televisionada da cúpula cripto da Casa Branca que espera que a Câmara dos Representantes e o Senado aprovem a legislação sobre stablecoins antes do recesso de agosto, permitindo que ele assine a medida como lei. Anteriormente, o presidente do Comitê Bancário do Senado, Tim Scott (R-SC), pediu que essa legislação fosse aprovada nos primeiros 100 dias do governo Trump.

Líderes da indústria participaram da cúpula cripto na sexta-feira, incluindo o CEO da Coinbase, Brian Armstrong e o cofundador e presidente executivo da Strategy, Michael Saylor.

Publicidade

“Eles estão trabalhando muito com vocês, e vocês conhecem muitos deles”, disse Trump em direção aos executivos. “Eu só quero parabenizá-los por estarem na Casa Branca hoje.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Evento criptomoedas Token2049 Dubai

BlackRock ressalta “força total” dos ETFs e Goldman Sachs aponta futuro promissor para setor de criptomoedas

Durante a conferência, em Dubai, os executivos das gigantes das finanças destacaram o papel dos ETFs e a importância da regulamentação para impulsionar a indústria cripto
logo da memecoin TRUMP com os termos Fight Fight Fight

Promessa de jantar com Trump gera US$ 2,4 bilhões em transferências da memecoin do presidente

A atividade on-chain do token TRUMP saltou 200% após a equipe anunciar um jantar exclusivo para os maiores detentores da memecoin
zerebro token cloud decrypt

Token dispara 2.115% após rumores de morte misteriosa de seu criador

Um vídeo, agora deletado, sugeriu que o fundador do Zerebro, Jeffy Yu, havia morrido, mas legista disse que não há registros de sua morte
Imagem da matéria: Corretora promovida por Lewis Hamilton é proibida de operar no Brasil

Corretora promovida por Lewis Hamilton é proibida de operar no Brasil

A CVM determinou a suspensão imediata das ofertas de valores mobiliários pela CFI no Brasil