Torneio de tênis de Wimbledon terá comentários gerados por Inteligência Artificial

A disputa vai usar tecnologia de AI da IBM para produzir comentários e análises em áudio para os melhores momentos das partidas
Imagem da matéria: Torneio de tênis de Wimbledon terá comentários gerados por Inteligência Artificial

O tenista espanhol Rafael Nadal durante partida em Wimbledon (Shutterstock)

O tradicional torneio de tênis de Wimbledon deste ano, marcado para começar em julho, usará comentários e análises de jogadores alimentados por Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês), em uma tentativa de ajudar os fãs a se envolverem em um nível mais profundo com o campeonato.

O anúncio de que o torneio de tênis mais antigo do mundo vai abraçar a nova tecnologia nas suas plataformas online foi feito em um anúncio dos organizadores do All England Lawn Tennis Club (AELT) e da gigante de tecnologia IBM.

Publicidade

O novo recurso de comentários com AI vai gerar áudio e legendas para os vídeos dos melhores momentos das partidas. O recurso, que usa a tecnologia WatsonX da IBM, foi desenvolvido juntamente com o AELT para garantir que ele use uma linguagem específica para o esporte.

“Estamos constantemente inovando com nossos parceiros da IBM para fornecer aos fãs de Wimbledon, onde quer que estejam no mundo, uma experiência digital perspicaz e envolvente dos campeonatos”, disse Osama Al-Qassab, diretor de marketing e comercial da AELT.

Ele acrescentou que os recursos de AI significam que os fãs podem acessar comentários sobre uma “maior variedade de partidas.”

A tribuna principal de Wimbledon, onde ocorrem os grandes confrontos, já possuem comentários humanos. Mas eventos como os jogos de idosos, juniores e de cadeira de rodas não têm atualmente a sua própria narração.

Publicidade

Integração da AI nos esportes

A IBM, que é parceira oficial dos campeonatos locais desde 1990, já fornece um conjunto de ferramentas de análise baseadas em AI para a competição, incluindo um ‘índice de potência’ do jogador, insights da partida e reels personalizados com os destaques.

Este ano, o recurso de análise de empate também terá uma nova estatística que define o quão favorável o caminho para a final pode ser para cada jogador no sorteio de simples.

Jonathan Adashek, vice-presidente sênior de marketing e comunicações da IBM, disse que a empresa observou como as tecnologias de AI “têm o poder de ajudar grandes eventos esportivos como Wimbledon a aumentar seu público por meio de excelentes experiências digitais.”

Os pesquisadores da IBM já estavam trabalhando em software de AI com a capacidade de fazer comentários jogo a jogo sobre partidas esportivas desde 2019. Mais recentemente, a empresa adicionou comentários gerados por AI a clipes do Masters Tournament Golf Championship em abril.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.