Imagem da matéria: Tokenização de ativos é segura? | Opinião
Foto: Shutterstock

A tokenização de ativos vem transformando a maneira como os investimentos são realizados. No entanto, a primeira dúvida que surge quando um investidor se depara com esse assunto é sobre a segurança do token.

Para entender esse tema, em primeiro lugar é preciso compreender que um token é a fragmentação de um ativo real em pedaços digitais, com o objetivo de tornar mais simples e fácil a sua negociação.

Então, caso uma empresa tenha um recebível de outra companhia, ela pode optar por tokenizar esse valor.

Publicidade

O que torna o processo de tokenização seguro?

O que torna todo esse processo seguro é o uso da tecnologia blockchain, que funciona como um banco de dados no qual todo o processo de uma determinada ação fica registrado para sempre.

Inicialmente, a blockchain foi criada para tornar viável o funcionamento do Bitcoin, já que em cada bloco consta a informação do endereço da carteira que está enviando e o da que está recebendo a criptomoeda, a data, a quantidade e a hora. 

De tempos em tempos, um novo bloco é formado e interligado ao anterior, resultando, como o próprio nome diz, em uma cadeia de blocos que é imutável.

É importante ressaltar que, antes de serem inseridas na blockchain, todas as informações são validadas e precisam, obrigatoriamente, serem aprovadas. Quando isso acontece, elas passam a ser identificadas por um complexo código alfanumérico.

Todo esse processo é tão inovador que essa tecnologia demonstrou o seu grande potencial de aplicação em diversos setores, não apenas no mercado cripto mas também no mercado empresarial, podendo transformar o modo operacional de muitas companhias.

Portanto, quando uma empresa decide tokenizar um ativo, ela está tornando toda a operação mais barata, visto que dispensa a necessidade de intermediários, além de garantir segurança e transparência para todas as partes.

Publicidade

Com o seu uso, é possível compartilhar informações, armazenar, rastrear produtos, autenticar e acessar dados sem o risco de fraudes e de perda de informações.

Como acompanhar as informações de um token na blockchain?

Cada token possui um endereço na Blockchain na qual foi emitido, possibilitando que o investidor use esse endereço para ter acesso às informações, incluindo aquelas que estão presentes no smart contract.

Quais as garantias jurídicas quando se trata da tokenização?

A garantia jurídica é um elemento essencial na hora de escolher um investimento. Por isso, antes de adquirir um token é preciso analisar qual ativo está sendo tokenizado e quem está por trás desse ativo.

Dessa forma, independentemente da demora na regulamentação da tokenização, os tokens não são ilegais devido à estrutura jurídica que está por trás deles: o próprio Código Civil.

Publicidade

A tokenização já é realidade e vem mudando a forma de realizar negócios, visto que empresas da área da saúde, do agronegócio, do mercado esportivo e do ramo de logística estão tokenizando seus ativos.

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade.

Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

O jogador do Atlético Mineiro está desde o ano passado atrás dos valores investidos na WLJC Gestão Financeira através de Bigode
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance é transferido para prisão subterrânea na Nigéria 

A Justiça transferiu Tigran Gambaryan para presídio após fuga de seu colega da Binance que também estava detido na Nigéria
Imagem robótica surge em sala escura de informática

IA de Elon Musk tem a segurança mais fraca, enquanto chat da Meta se destaca, diz pesquisa

Pesquisadores usaram uma abordagem de manipulação lógica linguística para perguntar ao Grok como seduzir uma criança
Imagem da matéria: Solana sofre congestionamento por operações desenfreadas de bots

Solana sofre congestionamento por operações desenfreadas de bots

Alto número de operações de spam estão fazendo com que a Solana fique mais lenta e que transações não sejam processadas