Imagem da matéria: Token SOS distribuído a usuários do OpenSea já despencou 64% desde o natal
Foto: Shutterstock

A curiosa distribuição gratuita do token SOS da OpenDAO na véspera de Natal acabou de tomar um rumo negativo.

Após atingir uma alta recorde de US$ 0,00001108 (frações de um centavo) um dia após a distribuição, o token baseado no padrão ERC-20 do Ethereum despencou 64% desde então, segundo o CoinGecko.

Publicidade

O token SOS foi distribuído para qualquer usuário que já havia gastado dinheiro no OpenSea, o principal mercado de tokens não fungíveis (NFT) do setor.

Até agora, mais de 39 milhões de tokens do airdrop foram resgatados por usuários, quase 80% da quantia reservada para a distribuição.

A quantidade de tokens SOS que cada pessoa ganhou era baseada em quanto dinheiro ela gastou no OpenSea. Então, se você comprou um NFT aleatório de arte digital de 8 bits, seu pagamento provavelmente foi pequeno. No entanto, se você investiu em um CryptoPunk, você estará rico em SOS (pelo menos durante o topo de preço).

No momento, o token mostra uma grande queda apesar de seu lançamento ter sido marcado por uma série de listagens em corretoras e parcerias ao longo do caminho. Logo após ser listado na OKEx, Huobi Global e Gate, o projeto firmou outra parceria com Treasureland, uma plataforma interblockchain de NFTs.

Esse acordo sugere que NFTs no Treasureland podem ser adquiridos usando SOS e “50% das taxas de negociação com $SOS serão dadas à OpenDAO para o desenvolvimento ecológico de NFTS $SOS”, segundo comunidado da empresa.

Publicidade

Outra plataforma relacionada a NFTs chamada X também entrou no bonde. O marketplace tuitou que SOS vai ser usado como forma de pagamento e, caso os usuários façam staking de suas posses em SOS, poderão ganhar ¼ do fornecimento total do token X ao longo de quatro anos. O token X ainda irá ser lançado.

A parceria final foi com Shopping.io, uma ponte de e-commerce que permite que usuários paguem com criptomoedas itens encontrados em sites como Amazon, eBay, Walmart e outras varejistas. Agora, SOS se tornou uma opção de pagamento ao ser integrado nessa ponte.

De qualquer modo, esses acontecimentos ainda não foram suficientes para manter o preço do SOS em força total.

OpenSea e SOS

Se você acompanhou a febre dos NFTs em 2021, entenderá imediatamente a motivação por trás do lançamento do token SOS. Àqueles que acabaram de chegar, confiram um resumo:

Entusiastas de criptomoedas e NFTs importunaram o OpenSea para que houvesse o lançamento de um tipo de token nos últimos meses.

Publicidade

O meme “wen token” se tornou ainda mais evidente após o mais novo diretor financeiro do OpenSea ter sugerido a listagem da empresa na bolsa de valores por meio de uma oferta pública inicial (IPO) tradicional.

O ex-diretor financeiro da Lyft, Brian Roberts, disse à Bloomberg: “Quando você tem uma empresa que cresce tão rápido quanto essa, você seria estúpido de não pensar na listagem em bolsa”. Ele acrescentou que pensava que o OpenSea “seria bem recebido no mercado acionário dado o seu crescimento”.

Apesar dos comentários não terem sido definitivos, foram suficientes para gerar resistência da comunidade cripto. “É péssimo saber que o OpenSea está se vendendo e fazendo um IPO”, tuitou o colecionador NFT Punk_2070. “Os VCs não o levaram até onde estão hoje. Nós o levamos.”

A distribuição de SOS e sua conexão próxima à atividade de usuários no OpenSea fomentaram essa narrativa, causando mais comentários sarcásticos na comunidade cripto.

Mas lembre-se: OpenSea não está afiliada à OpenDAO. E para muitos holders de SOS, caso o airdrop mude os planos do token do OpenSea não vem ao caso; é apenas dinheiro de graça.

Publicidade

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

As entidades bloqueadas do Pix foram a Transfeera, a Soffy e a Nuoro Pay
logo da Circle

Gigante das stablecoins, Circle busca licença para ser seu próprio banco

Empresa busca aprovação do OCC para criar banco nacional de truste que supervisionará as reservas da stablecoin USDC
Mulher operando um caixa eletrônico de Bitcoin

Nova Zelândia vai proibir caixas eletrônicos de criptomoedas

Com 221 máquinas em todo o país, a Nova Zelândia se junta aos países que controlam os caixas de criptomoedas devido às crescentes preocupações com crimes financeiros
Imagem da matéria: Bitcoin Alkanes: a próxima grande inovação depois de Ordinals e Runes?

Bitcoin Alkanes: a próxima grande inovação depois de Ordinals e Runes?

O metaprotocolo Alkanes permite a criação de aplicativos, NFTs e tokens no Bitcoin. Será que ele impulsionará uma nova onda de inovação no BTC?