A Societe Generale – Forge, uma startup de tecnologia lançada pelo banco multinacional de investimento francês Societe Generale, escolheu a Tezos para seus experimentos com a moeda digital do banco central (CBDC), de acordo com um anúncio divulgado nesta terça-feira (15).
Em julho, a Societe Generale – Forge foi escolhida pelo banco central francês, Banque de France, para o desenvolvimento de uma CBDC para acordos interbancários. A experiência é uma das primeiras na Europa, com a França determinada a superar outros bancos centrais europeus com uma CBDC funcional.
Tezos é um blockchain público descentralizado, com recursos que incluem governança on-chain, um algoritmo de consenso baseado em prova de participação (proof of stake) e a capacidade de verificar formalmente contratos inteligentes. A plataforma blockchain tem um ecossistema vibrante, incluindo a startup com sede em Paris Nomadic Labs de pesquisa e desenvolvimento, que será a chave para os testes CBDC.
“O projeto Tezos, fortalecido pela sua capacidade técnica, adaptabilidade e forte comunidade, já está presente em vários projetos, tanto na França como no exterior. Estamos especialmente satisfeitos em ver esta tecnologia ser selecionada pela Societe Generale – Forge, e reafirmar, mais uma vez, que a qualidade e expertise de nossa engenharia é recompensada ”, disse Michel Mauny, Presidente da Nomadic Labs.
Em dezembro de 2019, o governador do Banque de France, François Villeroy de Galha, disse que queria que a França fosse o primeiro país a emitir uma moeda digital.
Leia Também
“Desde o início do ano, o Banque de France embarcou em uma abordagem experimental à moeda digital do banco central, com o objetivo de explorar com parceiros as contribuições potenciais de novas tecnologias para melhorar o funcionamento dos mercados financeiros e, mais particularmente, as regulamentações interbancárias”, afirmou um comunicado à imprensa em maio.
Enquanto a França parece estar liderando a investida europeia em direção a uma CBDC, vários outros países, incluindo Itália, Lituânia (que está usando um blockchain híbrido privado/público, o NEM) e a Holanda também estão na disputa. O Banco Central Europeu também confirmou que está trabalhando em testes, mas os detalhes permanecem não especificados.
Até o momento, a Tezos é uma das poucas plataformas de blockchain públicas envolvidas nos testes CBDC, que poderiam alimentar um futuro euro digital.
Em sua convocação original de candidatos, o Banque de France especificou que as propostas deveriam se basear na utilidade e na inovação. Mas também alertou que não estava restringindo as soluções apenas ao blockchain.
*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co