França anuncia o primeiro teste bem-sucedido com um Euro digital
Foto: Shutterstock

A Societe Generale – Forge, uma startup de tecnologia lançada pelo banco multinacional de investimento francês Societe Generale, escolheu a Tezos para seus experimentos com a moeda digital do banco central (CBDC), de acordo com um anúncio divulgado nesta terça-feira (15).

Em julho, a Societe Generale – Forge foi escolhida pelo banco central francês, Banque de France, para o desenvolvimento de uma CBDC para acordos interbancários. A experiência é uma das primeiras na Europa, com a França determinada a superar outros bancos centrais europeus com uma CBDC funcional. 

Publicidade

Tezos é um blockchain público descentralizado, com recursos que incluem governança on-chain, um algoritmo de consenso baseado em prova de participação (proof of stake) e a capacidade de verificar formalmente contratos inteligentes. A plataforma blockchain tem um ecossistema vibrante, incluindo a startup com sede em Paris Nomadic Labs de pesquisa e desenvolvimento, que será a chave para os testes CBDC. 

“O projeto Tezos, fortalecido pela sua capacidade técnica, adaptabilidade e forte comunidade, já está presente em vários projetos, tanto na França como no exterior. Estamos especialmente satisfeitos em ver esta tecnologia ser selecionada pela Societe Generale – Forge, e reafirmar, mais uma vez, que a qualidade e expertise de nossa engenharia é recompensada ”, disse Michel Mauny, Presidente da Nomadic Labs. 

Em dezembro de 2019, o governador do Banque de France, François Villeroy de Galha, disse que queria que a França fosse o primeiro país a emitir uma moeda digital.

“Desde o início do ano, o Banque de France embarcou em uma abordagem experimental à moeda digital do banco central, com o objetivo de explorar com parceiros as contribuições potenciais de novas tecnologias para melhorar o funcionamento dos mercados financeiros e, mais particularmente, as regulamentações interbancárias”, afirmou um comunicado à imprensa em maio. 

Publicidade

Enquanto a França parece estar liderando a investida europeia em direção a uma CBDC, vários outros países, incluindo Itália, Lituânia (que está usando um blockchain híbrido privado/público, o NEM) e a Holanda também estão na disputa. O Banco Central Europeu também confirmou que está trabalhando em testes, mas os detalhes permanecem não especificados. 

Até o momento, a Tezos é uma das poucas plataformas de blockchain públicas envolvidas nos testes CBDC, que poderiam alimentar um futuro euro digital. 

Em sua convocação original de candidatos, o Banque de France especificou que as propostas deveriam se basear na utilidade e na inovação. Mas também alertou que não estava restringindo as soluções apenas ao blockchain.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
graficod e preço todo em vermelho

Memecoin da República Centro-Africana desaba mais de 93% em 3 dias

Após rumores negativos sobre o projeto, o presidente Faustin-Archange Touadéra negou que tenha sido hackeado ou alvo de deepfake
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

Coinbase mira USDT da Tether com meta de expandir o USDC em US$ 86 bi

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse na quinta-feira (13) que o…
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

Polícia prende chefe de pirâmide financeira que roubou R$ 10 milhões de investidores

O suspeito captava recursos financeiros sem autorização da CVM, prometendo rendimentos acima do mercado
Imagem da matéria: "Deus é Muito Bom": Investidores podem adquirir tokens de música interpretada por Luan Santana

“Deus é Muito Bom”: Investidores podem adquirir tokens de música interpretada por Luan Santana

A oferta é disponibilizada pelo MB, que vem democratizando investimentos no setor musical por meio da tecnologia blockchain