Tether vai descontinuar sua stablecoin lastreada ao euro, EURT

A emissora do USDT deu uma data final para os usuários de EUR₮ resgatarem seus ativos
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Shutterstock

A Tether, emissora da maior stablecoin do mundo lastreada ao dólar, USDT, anunciou nesta quarta-feira (27) que vai descontinuar o suporte à Euro Tether (EURT), sua stablecoin lastreada ao euro. Segundo a empresa, a decisão faz parte de uma transição estratégica e regulatória.

“Após cuidadosa consideração, tomamos a decisão de descontinuar o suporte para EURT. Como tal, a Tether cessou sua cunhagem, com a última solicitação de aquisição processada em 2022, e novas solicitações de emissão de EURT não são mais aceitas”, disse a empresa no comunicado.

Publicidade

A empresa alertou que os usuários da stablecoin EURT devem resgatar seus ativos que estiveram em todas as blockchains dentro do prazo de um ano, com data final em 27 de novembro de 2025. Se houver dúvidas, a Tether pede que o usuário acesse a página de suporte.  

A Tether argumentou que está continuamente avaliando suas ofertas de stablecoin para garantir equilíbrio de uso dos seus ativos, priorizando o interesse dos usuários, ao mesmo tempo em que se adapta às regulações financeiras europeias.

“O interesse da comunidade é central em nosso processo de tomada de decisão para implementar tokens Tether. Ao avaliar se devemos lançar um produto, avaliamos cuidadosamente as condições econômicas e de mercado que podem afetar o desempenho do token. Seja apoiado por moeda fiduciária ou outra reserva de valor, nossa prioridade é garantir a segurança, usabilidade e sustentabilidade do usuário”, disse a empresa.

Esta decisão, continua, “se alinha com nossa direção estratégica mais ampla, considerando as estruturas regulatórias em evolução em torno das stablecoins no mercado europeu”.

Publicidade

Tether investigada nos EUA

No mês passado, o The Wall Street Journal (WSJ) disse que a Tether estaria sendo alvo de uma investigação criminal e uma civil por autoridades do governo federal dos Estados Unidos. Na época, o veículo afirmou ter conversado com fontes próximas aos procedimentos de investigação. 

No âmbito criminal, o WSJ disse que um grupo de promotores de Nova York estaria analisando se o USDT teria sido usado por terceiros (ou seja, não pela própria Tether) para financiar atividades como tráfico de drogas, terrorismo e ataques cibernéticos. Outro ponto é checar se a criptomoeda estaria sendo usada para promover a lavagem de dinheiro proveniente de tais atividades. 

No lado civil da questão, o Departamento do Tesouro estaria investigando a possibilidade de sancionar a Tether devido a um suposto uso generalizado do USDT por indivíduos e grupos sancionados pelos EUA, incluindo o grupo terrorista Hamas e traficantes de armas russos. 

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.