moedas de tether sob base com tema em verde da stablecoin
Shutterstock

A Tether, empresa por trás da stablecoin USDT, emitiu na semana passada 2 bilhões de tokens, batendo um novo recorde de oferta. Agora, já são mais de 24 bilhões de unidades circulando pelas redes Ethereum, Tron e Bitcoin’s Omni Layer, publicou o Coindesk revelando dados do Coin Metrics.

Para se ter uma ideia do aumento astronômico na emissão dos tokens USDT, há um ano o projeto de stablecoin da Theter oferecia apenas 4,8 bilhões de unidades, segundo a publicação. Naquela época também havia mais especulações sobre a relação cripto/fiat, já que a criptomoeda é lastreada em ativos reais, como dólar e euro.

Publicidade

O crescimento também ocorre em um momento que os investidores de bitcoin têm feito de forma agressiva negociações no par com o USDT, segundo o trader Sam Trabucco da Alameda Research. Ele acredita que algumas pessoas não confiam em seus bancos ou moedas locais para isto. “É a exposição com maior liquidez de dólar que tem o mercado”, disse, de acordo com o site.

Paolo Ardoino, diretor de tecnologia da da Tether e da Bitfinex, acredita que o aumento na emissão de USDT acontece por conta dos novos investidores institucionais de bitcoin que negociam diretamente no mercado de balcão (OTC).

“Entre os clientes da Tether estão todos os principais balcões OTC e grandes empresas do setor”, disse Ardoino ao CoinDesk.

De fato, há volumes elevados em todas as exchanges e mercados de troca de criptomoeda nas últimas semanas, como observou Trabucco ao argumentar sobre demanda por tether. Para ele, isso também se alinha ao volumes elevados do uso da stablecoin como garantia a um número crescente de produtos derivados. “Todas essas dinâmicas de mercado combinadas”, ressaltou. 

Publicidade

Projeto da Tether ainda é investigado

Segundo o Coindesk, é evidente que os volumes de negociação para mercados cotados em USDT continuam a superar os pares cotados em bitcoin, que era onde estavam a maior parte das negociações da stablecoin.

E esse crescimento meteórico da oferta acaba chamando cada vez mais a atenção de reguladores, visto que o projeto ainda é alvo de uma investigação do gabinete do procurador-geral do Estado de Nova York. 

De acordo com declarações judiciais anteriores, as reservas do Tether incluem dinheiro, reservas de curto prazo e outras criptomoedas, mas nenhum extrato bancário ou documento legal que comprove essa afirmação foi publicado desde 2018.

Naquela ocasião, a empresa anunciou a abertura de uma conta bancária de US$ 1,8 bilhão com o Deltec Bank, uma das mais antigas instituições financeiras de Nassau, capital das Bahamas. O banco então publicou uma carta sem assinatura afirmando que o Tether detinha aquela quantia em dólares referente ao montante de USDT emitidos na época.

Publicidade

Em abril de 2019, escreveu o Coindesk, o suprimento da Tether era apenas cerca de 74% apoiado por ativos equivalentes a fiat, de acordo com uma declaração de seu conselho geral. Mas, reiterando uma declaração posterior feita em novembro de 2019, Ardoino foi no Twitter e garantiu que o Tether estaria totalmente apoiado e ponto final.

VOCÊ PODE GOSTAR
hackers em frente a computadores

Exchange de criptomoedas Rain perde US$ 14,8 milhões em ataque hacker

A exchange disse que já tomou as medidas necessárias e que todas as sua atividades estão funcionando normalmente, inclusive saques
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop