Imagem da matéria: Telegram causa indignação com mudança no FAQ que sugere fiscalização de chats
Foto: Shutterstock

Na noite de quinta-feira (5), os usuários descobriram que a plataforma de mensagens Telegram havia removido discretamente parte de uma seção de seu FAQ relacionada à moderação de chats privados em grupo — embora uma parte chave da frase controversa permaneça presente em outros lugares.

O FAQ do Telegram anteriormente afirmava: “Todos os chats e chats em grupo do Telegram são privados entre seus participantes”, embaixo de uma pergunta relacionada à remoção de conteúdo ilegal no aplicativo de mensagens.

Publicidade

Agora, o Telegram mudou isso para permitir que os usuários sinalizem conteúdo ilegal em chats privados através de um botão “reportar” ou enviando um e-mail para uma linha direta de abuso, de acordo com o WaybackMachine.

Embora a frase tenha sido removida de uma parte do FAQ, ela permanece visível abaixo da pergunta sobre violações de direitos autorais de bots, onde o Telegram esclarece que os chats privados permanecem sem moderação.

O conteúdo disponível publicamente, como bots, canais e conjuntos de adesivos, continua sujeito a escrutínio, aumentando ainda mais a confusão.

O Decrypt entrou em contato com o Telegram para esclarecer a frase e se a plataforma adotará ou não uma postura mais proativa na moderação de conteúdo ilegal. Esse é um ponto sensível para os defensores da segurança que foram rápidos em destacar a remoção da frase.

Publicidade

De qualquer forma, partes do FAQ abordam especificamente as solicitações de remoção, afirmando que o Telegram processa aquelas relacionadas a conteúdo público ilegal, mas se recusa a participar de censura politicamente motivada. 

O Telegram observa que só bloqueará conteúdo relacionado ao terrorismo, como canais do ISIS, enquanto permite a expressão pacífica de opiniões alternativas.

A atualização ocorre após a prisão do cofundador do Telegram, Pavel Durov, na França no mês passado. Durov enfrenta acusações de não cooperar com as autoridades que investigam atividades ilegais na plataforma. 

Na quinta-feira, Durov divulgou uma declaração abordando os desafios trazidos pelo rápido crescimento do Telegram, prometendo “melhorar significativamente” a supervisão de abuso criminal em sua plataforma.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Reguladores debatem responsabilidade da OKX na lavagem de dinheiro do hack da Bybit

Reguladores debatem responsabilidade da OKX na lavagem de dinheiro do hack da Bybit

Plataforma descentralizada da OKX foi usada na lavagem de US$ 100 milhões vindos do ataque contra a Bybit
Leão com corrente de bitcoin

Imposto de Renda 2025: veja como declarar criptomoedas e evite a multa de 150%

“A ficha de Bens e Direitos é onde ocorreu a mudança mais significativa”, disse Guilherme Zamur
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

Jerome Powell: conheça a trajetória do presidente do FED e guardião do sistema financeiro global | Análise

Decisões do presidente do FED impactam desde a rentabilidade da poupança de um trabalhador comum no Brasil até a rolagem da dívida externa de países africanos
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin e XDC Network expande tokenização internacional

Mercado Bitcoin e XDC Network expande tokenização internacional

Iniciativa fortalece o mercado de ativos digitais, impulsionando a inovação financeira e ampliando o acesso à tokenização de ativos do mundo real