Imagem da matéria: Telefónica investe em fundo brasileiro de inovação e foca em blockchain, IA e redes 5G
Foto: Shutterstock

A Telefónica, gigante espanhola das telecomunicações, vai investir 300 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) em empresas no mundo que apoiam projetos blockchain, Internet das Coisas, entre outras tecnologias emergentes.

O fundo brasileiro Redpoint Eventures, oriundo do Vale do Silício (EUA) e que se dedica a apoiar startups brasileiras, é a mais recente instituição a receber um aporte. De acordo com o o Valor Econômico, o investimento foi feito por meio do braço da Telefónica ‘Innovation Ventures’ (TIV).

Publicidade

Conforme descreveu, a ação é um ciclo de investimentos que prevê até mesmo a compra de participações diretas de companhias. No entanto, o valor destinado ao fundo brasileiro até o momento não foi revelado. 

[Cripto Zoom] O evento que vai debater o rumo do Bitcoin no Brasil. Clique aqui e garanta seu ingresso

Segundo a reportagem, Guenia Gawendo, responsável pela TIV, disse que o objetivo é apoiar empresas que têm desenvolvido tecnologias relacionadas ao setor de telecomunicações. De acordo com ela, a Telefónica também tem interesse de ser parceira das empresas no futuro.

As áreas de interesse são especificamente de transformação digital, redes 5G, cibersegurança, computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas e blockchain, escreveu o Valor.

Além do Brasil, mais três países cujas regiões foram consideradas estratégicas para a Telefónica também vão receber investimentos.

Segundo Guenia Gawendo, responsável pela TIV, esses fundos estão nos Estados Unidos (Alter Venture Partners), em Israel (Vintage Investment Partners) e na Espanha, que ainda não teve um fundo escolhido.

Publicidade

Telefónica de olho em empresas brasileiras

Renato Valente, responsável pela Wayra, outro braço da Telefónica que também investe em empresas no no Brasil disse que o fundo também passou a investir mais.

A motivação, segundo ele, foi a melhora na qualidade dos empreendedores e agora os aportes serão de até R$ 1 milhão, “o dobro do patamar anterior”, disse ao jornal.

A Redpoint eventures é uma joint venture entre os fundos Redpoint e eventures, do Vale do Silício, com registro na SEC dos EUA. Empresas brasileiras ou que atuam no Brasil, como Creditas e Rappi, fazem parte do seu portfólio.

Conforme disse ao Valor, Anderson Thees, sócio-diretor da gestora, a relação do fundo com a Telefónica é antiga, tanto por meio da TIV quanto com a Wayra.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
CEO interina da OpenAI, Mira Murati, posa para foto

Quem é Mira Murati? A sucessora de Sam Altman na gigante de inteligência artificial OpenAI

Embora a ex-diretora técnica esteja aberta à regulamentação de produtos de IA, ela também rejeitou pedidos para desacelerar o ritmo de desenvolvimento da OpenAI
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday Cripto: Veja 7 promoções para aproveitar nesta sexta

As empresas cripto brasileiras vão oferecer descontos em taxas de negociação, cashback em dobro na compra de criptomoedas, bônus especiais por indicação e muito mais
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói