ingresso nft sympla
Foto: Shutterstock

A empresa de eventos Sympla anunciou nesta quinta-feira (23) que irá transformar os ingressos de shows e eventos que vende em sua plataforma em tokens não fungíveis (NFTs), em uma estratégia focada em dar mais segurança para os usuários e evitar falsificações.

Por meio da blockchain, tecnologia que surgiu através das criptomoedas, a empresa fará a tokenização dos ingressos, que passarão a ter dados e características únicas registradas na rede, o que permite o rastreio e evita a duplicação.

Publicidade

Para realizar o projeto será usada a solução da Polygon, rede de segunda camada baseada na blockchain do Ethereum, com a colaboração da infraestrutura da startup de Web3 Lumx, que já fez NFTs para marcas como Reserva, Meta e Coca-Cola.

“A Sympla garante, com esse passo crucial, uma camada adicional de segurança tanto para os produtores quanto para os compradores. […] Com ingressos tokenizados e um novo aplicativo repleto de recursos, a Sympla está pavimentando o caminho para o futuro do entretenimento e das experiências de eventos”, disse em nota Roberto Mameli, CTO da empresa.

A Sympla afirma que o uso de blockchain abre portas para possibilidades adicionais, como a coleção de ingressos, que podem se tornar itens exclusivos e valiosos — um atrativo adicional para os compradores.

Ao Portal do Bitcoin, o co-CEO na Lumx, Caio Barbosa, analisou que até então, o uso da blockchain para ingressos estava limitado a experimentos em pequena escala e eventos menores.

Publicidade

“A partir de agora, os milhões de usuários da Sympla ganharão acesso a um aplicativo completamente redesenhado, com uma carteira inicialmente para armazenar ingressos tokenizados e que trará mais recursos empolgantes no futuro”, projeta.

Mercado secundário de ingressos

A Sympla também cita a possibilidade de criar um mercado secundário de ingressos baseado em blockchain. Isso traria segurança para pessoas que desistem de ir a um evento e desejam repassar o ingresso, já que essa negociação aconteceria praticamente de uma forma “oficial”, registrada na blockchain.

Nesse modelo, a Sympla sinalizou a criação de royalties nas vendas secundárias, permitindo que os produtores também lucrem quando um ingresso é revendido.

“Essa abordagem não só beneficia os produtores, mas também ajuda a reduzir drasticamente a atuação de cambistas e a venda de ingressos falsos, garantindo que todos os envolvidos desfrutem de uma experiência mais transparente e confiável”, diz a empresa.

Publicidade

Para um futuro próximo, a Sympla quer oferecer POAPS (protocolo que valida que você participou de um evento) e gamificação, além de outras possibilidades que estão sendo avaliadas, como iniciativas de fidelização e até a compra de ingressos usando créditos dentro da plataforma.

You May Also Like
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB e Redepetro lançam R$ 6 milhões em Renda Fixa Digital

A parceria entre o MB e a distribuidora de combustíveis garantiu que esta fosse a primeira empresa do setor a oferecer em seu portfólio um ativo digital
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Nigéria bloqueia sites de exchanges e FTX pode levantar US$ 1 bilhão com IA

Manhã Cripto: Nigéria bloqueia sites de exchanges e FTX pode levantar US$ 1 bilhão com IA

Autoridades da Nigéria bloquearam o acesso a algumas das corretoras na tentativa de frear a forte desvalorização da moeda local
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Rali continua e Bitcoin (BTC) atinge US$ 62 mil; Executivos da Binance são presos na Nigéria

Manhã Cripto: Rali continua e Bitcoin (BTC) atinge US$ 62 mil; Executivos da Binance são presos na Nigéria

A maior criptomoeda acumula ganhos de 45% neste ano, se aproximando cada vez mais da máxima histórica de US$ 69 mil
gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss

Grupo político Fairshake recebeu US$ 6,8 milhões dos gêmeos Winklevoss e VCs em janeiro

Outros doadores da super PAC Fairshake incluíram empresas de capital de risco como a Electric Capital e Blockchain Capital