hamster kombat - jogo cripto telegram
(Reprodução)

Os games do Telegram têm sido um dos maiores vencedores do mundo cripto em 2024. Hamster Kombat atraiu 300 milhões de jogadores antes do airdrop desta semana, e a Notcoin lançou um token que quase atingiu um valor de mercado de US$ 3 bilhões — um jogo de toque na tela que se tornou uma das 100 maiores criptomoedas do planeta.

Tudo isso gira em torno da mecânica de “tap-to-earn” (toque para ganhar), um conceito simples com uma lista crescente de variações e permutações. Mas esse modelo realmente evoluiu em relação à problemática onda de “play-to-earn” (jogue para ganhar), que dominou o último ciclo de alta antes de colapsar? Ou o “tap-to-earn” está fadado ao mesmo destino de ser ridicularizado e ignorado pelas massas?

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Em 2021, o “play-to-earn” estava em alta, com o jogo de batalha de monstros estilo Pokémon, Axie Infinity, atingindo quase 3 milhões de usuários ativos mensais. Os jogadores precisavam comprar ou emprestar três NFTs de Axie antes de começarem a jogar — um custo de entrada de US$ 600 ou mais no pico — e podiam começar a ganhar tokens de criptomoedas reais ao competir.

Esse modelo era tão popular que pessoas em países de baixa renda começaram a jogar o jogo como trabalho em tempo integral. Em um ponto, 40% dos jogadores do jogo eram das Filipinas.

Axie representava o início de uma revolução prometida que beneficiaria os jogadores pelo tempo investido, tiraria pessoas da pobreza e redefiniria o trabalho moderno. Muitos outros jogos tentaram imitar seu modelo. No entanto, a economia do Axie se esgotou, e todos os seus ativos tokenizados despencaram em valor, efetivamente prejudicando o crescimento do modelo “play-to-earn”.

De várias maneiras, os jogos “tap-to-earn” são semelhantes à febre do “play-to-earn”. Os jogadores são incentivados a tocar na tela e jogar jogos simples em troca de moedas ou pontos do jogo, que eventualmente são convertidos em tokens de criptomoedas enviados via airdrop.

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Então, como o “tap-to-earn” representa um avanço para a indústria?

“Os jogos ‘tap-to-earn’ oferecem uma melhoria promissora em relação aos modelos tradicionais de ‘play-to-earn’ por sua simplicidade e acessibilidade”, disse Robbie Ferguson, CEO da rede de jogos Immutable, ao Decrypt. “Esses jogos reduzem significativamente a barreira de entrada, especialmente para novatos no mundo cripto. Essa abordagem visa criar economias mais sustentáveis desde o início, evitando alguns dos desafios enfrentados pelos modelos de ‘play-to-earn’.”

A maioria dos jogos “play-to-earn” exigia que os jogadores investissem antes de começar a ganhar. Era necessário um investimento real. Jogos “tap-to-earn” não têm esse requisito — você só precisa de um smartphone que rode o Telegram, um aplicativo de mensagens simples.

No entanto, essa barreira de entrada mais baixa também tem sido acompanhada, até agora, por uma jogabilidade menos complexa, resultando em experiências frequentemente superficiais e repetitivas.

“O ‘tap-to-earn’ é a nova tendência gerando um grande interesse, mas eles muitas vezes falham em manter o envolvimento dos usuários a longo prazo”, disse Andrew Saunders, diretor de marketing e crescimento da Skale Labs, ao Decrypt. “Para realmente revolucionar o gaming no Web3, os desenvolvedores precisam combinar a gratificação instantânea do ‘tap-to-earn’ com experiências mais envolventes e profundas, garantindo que os jogadores permaneçam interessados muito depois que a novidade passar.”

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De fato, a maioria dos jogos no Telegram requer pouca ou nenhuma habilidade para ter sucesso. Hamster Kombat, por exemplo, simplesmente exige que você clique repetidamente na tela e selecione as melhores atualizações para ganhar tokens de forma passiva — esse é o loop básico que a maioria dos jogos “tap-to-earn” utiliza.

Alguns jogadores nem mesmo tocam na tela, encontrando maneiras criativas de automatizar o jogo, como usando uma arma de massagem — ou empregando scripts de software personalizados que podem ou não resultar na exclusão de airdrops. Muitos jogos “play-to-earn” também eram considerados superficiais, mas mesmo assim, algo como Axie Infinity possui uma jogabilidade significativamente mais rica do que Hamster Kombat.

“O ‘play-to-earn’, por outro lado, envolve experiências completas de jogo,” disse Rob Wolff, um jogador cripto ávido e proprietário da Digital Asset News, ao Decrypt. “Isso é mais divertido, pois oferece desafios, estratégias e desenvolvimento de habilidades, o que mantém o jogo envolvente ao longo do tempo.”

No entanto, isso também pode ser visto como uma desvantagem. Jogos casuais são o tipo mais popular de videogames nos EUA, com 63% das pessoas entrevistadas afirmando jogá-los regularmente, de acordo com Exploding Topics. Há mais jogadores do que nunca hoje em dia, mas muitos jogam jogos simples. O “tap-to-earn” se encaixa bem nesse perfil.

Esse público-alvo mais amplo, combinado com a barreira de entrada mais baixa, pode explicar por que o gaming no Telegram atraiu tantos jogadores. Por exemplo, o X Empire afirma ter cerca de 45 milhões de jogadores, e a Notcoin alcançou 35 milhões como a primeira no mercado. Quase qualquer pessoa pode começar a jogar, quase imediatamente.

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“A principal vantagem do ‘tap-to-earn’ é seu potencial para alcançar um público mais amplo, especialmente nos principais mercados de jogos móveis.” disse Karel Vuong, cofundador da plataforma de jogos cripto Treasure, ao Decrypt. “Ao reduzir a barreira de entrada, ele apresenta uma oportunidade de integrar usuários de demografias anteriormente não exploradas no ecossistema web3.”

O colapso público da economia do Axie Infinity indubitavelmente prejudicou as perspectivas do “play-to-earn”. Ele foi o exemplo brilhante do que era possível — e agora o alerta vermelho de quão rápido e brutal pode ser a queda quando se prova insustentável.

Jogadores que investiram grandes quantias em NFTs valiosos ficaram com ativos quase sem valor. Aqueles que transformaram Axie em uma carreira tiveram que recomeçar. Alguns alegaram que o jogo era um esquema de pirâmide, e a polícia nacional das Filipinas alertou os cidadãos contra jogos “play-to-earn”. O jogo ainda existe, mas a desconfiança no modelo se espalhou por toda a indústria.

Axie foi o maior exemplo, mas não o único. Em outro caso proeminente, o jogo “move-to-earn” Stepn ficou popular no início de 2022, vendendo tênis NFT que permitiam que as pessoas ganhassem tokens cripto valiosos ao caminhar e correr no mundo real. Mas o entusiasmo foi de curta duração, e tanto os NFTs quanto os tokens despencaram em valor, prejudicando alguns investidores.

O modelo “tap-to-earn” ainda não existe há tempo suficiente para mostrar desvantagens sérias — embora a jogabilidade repetitiva e os airdrops menores do que o esperado não pareçam tão problemáticos quando você não gastou dinheiro para começar a jogar. O “tap-to-earn” é mais sobre engajamento do que investimento monetário.

“O modelo econômico do ‘tap-to-earn’ é completamente diferente e é baseado em publicidade—simples assim,” disse Alena Shmalko, líder do ecossistema da The TON Foundation, ao Decrypt. Enquanto os jogos “play-to-earn” dependem de novos participantes para manter a economia funcionando, como explicado no whitepaper do Axie Infinity, o “tap-to-earn” usa anúncios para financiar seu modelo.

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Essa é uma forma mais sustentável de pagar por algo—receitas de anúncios são o meio pelo qual muitas empresas pagam suas operações. Mas o problema surge depois que o airdrop inicial acontece. Haverá alguma razão para continuar jogando? O token manterá seu valor por muito tempo?

“Cada aplicativo precisa criar maneiras para os detentores de tokens extraírem mais valor, e garantir que eles estejam dispostos a pagar por isso,” acrescentou Shmalko.

Notcoin, por exemplo, fez parceria com outros projetos de jogos, com a ambição de se tornar uma espécie de Netflix para o lançamento de novos jogos cripto. Hamster Kombat está seguindo seu próprio plano, que inclui expandir além do Telegram — e lançar mais jogos. Ainda é cedo para dizer se esses tipos de movimentos podem sustentar jogadores por muito tempo.

“O tempo dirá como os jogos ‘tap-to-earn’ conseguirão criar novos modelos econômicos que se provem sustentáveis após o evento de geração de tokens,” disse Shmalko ao Decrypt. “Caso contrário, eles terão o mesmo destino dos ‘play-to-earn’—uma vez que o hype acabar, não haverá demanda pelo produto.”

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

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