Imagem da matéria: STJ nega HC para criador de pirâmide ligada ao esquema Maktub Emirates
Foto: Shutterstock

O Superior Tribunal de Justiça negou na segunda-feira (7) o pedido de habeas corpus feito por Joedson de Oliveira Gama. Ele é acusado de estelionato usando o investimento em criptomoedas como chamariz para os golpes.

A corte também não acolheu o recurso da esposa, Suelen de Souza Ramos Gama, que é acusada de participar ativamente nos crimes — ambos estão foragidos.

Publicidade

Joedson criou duas empresas genéricas — F/Ntech Token Intermediação de Negócios Eireli e Digipac Soluções de Pagamentos em Criptomoedas — e convenceu diversas pessoas a lhe repassarem dinheiro para investimentos que nunca ocorreriam.

No recurso julgado pelo STJ, são citadas nominalmente nove vítimas que juntas repassaram para Joedson o valor de R$ 440 mil.

O ministro relator do caso, Rogério Schietti Cruz, ressalta que é alta a gravidade dos crimes atribuídos ao casal: “captavam investidores, sob a falsa promessa de alto lucro, cumpria o prometido por um ou dois meses com o intuito de gerar credibilidade e angariar mais clientes e, logo após deixava de pagar os rendimentos aos investidores”.

Pirâmide Maktub Emirates

Joedson também está ligado a um esquema chamado Maktub Emirates, que tem indícios de ser outra pirâmide. No perfil no Instagram a empresa já alardeia: promete 2,8% de rendimentos ao dia e bônus por indicações.

Publicidade

Sua ligação com a Maktub foi estabelecida no processo que tramita na 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (Agravo de Instrumento 2238699-81.2019.8.26.0000).

Entre os acusados, estão a pessoa jurídica Maktub Emirates e as pessoas físicas Joedson e Odilon Barreto de Macedo Monteiro. Esse último, é o apresentador de um vídeo no YouTube no qual convida os “investidores” a conhecerem o esquema.

VOCÊ PODE GOSTAR
hackers em frente a computadores

Exchange de criptomoedas Rain perde US$ 14,8 milhões em ataque hacker

A exchange disse que já tomou as medidas necessárias e que todas as sua atividades estão funcionando normalmente, inclusive saques
Imagem da matéria: Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

De 8 a 10 de outubro, pontos chave da cidade de Madri atrairão o ecossistema Web3 sob uma perspectiva de negócios, legal e técnica
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Solana será a próxima criptomoeda a ganhar um ETF? Especialistas respondem

Veja também se Dogecoin, Toncoin e outras criptomoedas poderão futuramente estrear no mercado financeiro tradicional como o Bitcoin e o Ethereum