Esperando que o dólar seja substituído por Bitcoin? Uma empresa está se oferecendo para “bitcoinizar o dólar”, permitindo que stablecoins e outros ativos sejam construídos sobre o Bitcoin através da Lightning Network.
A Lightning Labs, uma das principais empresas que trabalham na Lightning Network, a solução de segunda camada do Bitcoin, lançou a “Taproot Assets” na mainnet nesta semana, com o objetivo de possibilitar a emissão de stablecoins e outros ativos financeiros na blockchain do Bitcoin.
De acordo com o comunicado de imprensa, o novo conjunto de ferramentas para desenvolvedores permitirá que o Bitcoin se torne uma rede de múltiplos ativos, levando o protocolo a um novo nível financeiro.
“Isso significa que as pessoas em todo o mundo poderão acessar a rede global de pagamentos do futuro com apenas um telefone celular”, disse o diretor de desenvolvimento de negócios da Lightning Labs, Ryan Gentry, ao Decrypt.
Ele explicou que os mais bem posicionados para se beneficiar do novo conjunto de ferramentas são pessoas em mercados emergentes, devido à sua demanda por dólares digitais.
Gentry apontou que o foco provavelmente será em stablecoins, já que os usuários finais “querem apenas fazer transações em USD com alta velocidade e baixo custo”. Ele descreveu os Taproot Assets como uma “combinação extremamente potente.”
Gentry considera que a mistura de liquidação instantânea da Lightning, alcance global e taxas baixas, juntamente com a segurança e descentralização do Bitcoin, provará ser uma virada de jogo para a rede, absorvendo grandes quantidades de liquidez e taxa de transferência transacional.
O crescimento da Lightning Network
A Lightning Network tem vivido uma grande onda de sucesso nos últimos dois anos, registrando um crescimento de 1,212% de agosto de 2021 a agosto de 2023 em termos de transações mensais, e um volume muito maior em termos de USD e BTC. Os recursos mais recentes podem impulsionar ainda mais esse crescimento.
Leia também: Lightning Network: como funciona a solução que facilita o uso do bitcoin como pagamento
De stablecoins a ativos do mundo real, como títulos do tesouro dos EUA ou ouro, Gentry escreveu hoje que mais de 2 mil ativos financeiros já foram cunhados na fase de testes do Taproot Assets — destacando que a tokenização está acontecendo de forma substancial.
De acordo com Jesse Shrader, CEO da Amboss, uma empresa de análise de dados centrada na Lightning, “a beleza dessa inovação é que ela usa contratos inteligentes simples e aproveita a infraestrutura estabelecida da Lightning Network”.
Announcing the first mainnet release of Taproot Assets 🥕, a protocol for assets on #bitcoin and Lightning.
— Lightning Labs⚡️🍠 (@lightning) October 18, 2023
With this release, developers can issue financial assets on-chain in a scalable manner. 💱
Today marks a new era of multi-asset bitcoin. 🌅https://t.co/2cNvZSvv8v
Shrader sugeriu que a escalada do conflito entre as nações e o rompimento de níveis de dívida insustentáveis estão aumentando a quebra de confiança nos sistemas financeiros tradicionais — e que o Bitcoin e a Lightning Network estão prontos para preencher essa lacuna.
“O risco de crédito e estorno ainda permanece para o nosso universo de pagamentos tradicionais, necessitando de um movimento para sistemas livres de confiança como o Bitcoin para liquidar o pagamento”, disse ele, acrescentando que o lançamento de quarta-feira “acelera o alcance dessa tecnologia essencial de liquidação em qualquer moeda que você desejar”.
Taproot Assets desperta elogios
O protocolo Taproot Assets foi aplaudido por membros proeminentes da comunidade cripto, incluindo o recém-nomeado CEO da Tether, Paolo Ardoino, que comentou sobre o anúncio no X, escrevendo: “o futuro que merecemos.”
Gentry acredita que os Taproot Assets fornecerão uma “força descentralizadora” à Lightning Network. Ele prevê um ciclo de feedback positivo no qual as ferramentas atrairão mais usuários a Lightning, adicionando mais volume em toda a rede e aumentando as taxas de roteamento, fazendo com que os operadores de nós adicionem mais liquidez à rede.
“Com o tempo, esperamos que essa combinação mude cada vez mais o volume transacional do mundo para a Lightning Network”, disse ele, “bitcoinizando o dólar e os ativos financeiros do mundo”.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto