Imagem da matéria: Stablecoins devem atender padrões do mercado financeiro, dizem reguladores dos EUA
Foto: Shutterstock

O grupo de trabalho do gabinete da presidência dos Estados Unidos para o mercado financeiro, ‘Working Group on Financial Markets’ (PWG), divulgou na quarta-feira (23) um relatório sobre de pagamentos de varejo acerca do tema stablecoins. De acordo com o documento disponibilizado pelo Departamento do Tesouro, os arranjos com a modalidade de criptomoeda devem atender aos mesmos padrões regulatórios que outros aspectos do sistema financeiro americano.

“Espera-se que os arranjos de stablecoin cumpram os mesmos requisitos que outros — mesmo negócio, mesmo risco, mesmas regras”, diz o PWG, ressaltando a necessidade de supervisão e requisitos adequados contra a lavagem de dinheiro.

Publicidade

O grupo argumentou que quando uma stablecoin é usada principalmente para pagamentos de varejo cria-se uma escala significativa nos EUA e os riscos associados podem exigir seguranças adicionais.

“Encorajamos os participantes relevantes envolvidos na concepção de tais arranjos stablecoin e suas funções, operações, transações e gestão de risco para se alinhar com os requisitos básicos”, escreveu o grupo.

Reguladores e stablecoins

Dentre os requisitos, que o grupo destacou como ‘key principles’ (princípios-chave) estão: gerenciamento robusto, proteção de fundos e reservas para absorver perdas; serviços financeiros justos e transparentes para o usuário final; alinhamento com as conformidades internacionais de repressão a crimes financeiros; entre outros.

“Os reguladores dos EUA devem coordenar-se entre si e com parceiros internacionais para garantir o acompanhamento do espaço”, disse o documento.

Publicidade

Faz parte do PWG o secretário do Tesouro Steven Mnuchin, o presidente do Fed Jerome Powell, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) Jay Clayton e o presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) Heath Tarbert. 

Em um comunicado, reportou o Coindesk, Brian Brooks, do Gabinete do Controlador da Moeda americana (OCC), disse que aprecia o “equilíbrio produtivo” alcançado pelo grupo sobre a questão que “ajuda a nação a se manter competitiva ao preservar a capacidade da indústria de inovar de forma responsável”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin diante de bandeira da França

França quer que detentores de Bitcoin paguem impostos sobre riqueza “improdutiva”

Imposto sobre ganhos não realizados com Bicoin é “preocupante” e “parece muito fora de sintonia com o quão volátil é o mercado de criptomoeda”, diz especialista
ceo da microstrategy michael saylor

Microsoft pode aumentar os lucros se adotar uma estratégia de Bitcoin, diz Michael Saylor ao conselho

O cofundador da MicroStrategy argumentou que a Microsoft poderia criar US$ 5 trilhões em valor adotando o Bitcoin, chamando-o de “parceiro de fusão universal e lucrativo”.
barras de ouro

China encontra enorme jazida de ouro avaliada em R$ 482 bilhões

Gigante asiático consumiu 741,732 toneladas métricas de ouro nos três primeiros trimestres deste ano
Modelo de casa com uma moeda de bitcoin

Criptomoedas estão permitindo que pessoas comprem casas, diz governo dos EUA

Pesquisa do Departamento do Tesouro aponta que vendas de criptomoedas ajudaram população de baixa renda a acessar hipotecas