A Sony lançou oficialmente sua rede de segunda camada baseada no Ethereum, Soneium, após um período de testes que durou quatro meses e atraiu mais de 14 milhões de usuários, anunciou a empresa na segunda-feira (13).
Desenvolvida pela subsidiária Sony Block Solutions Labs (Sony BSL), a plataforma foi projetada para simplificar as interações com blockchain para criadores e seus públicos por meio de ferramentas como sistemas de engajamento de fãs baseados em NFTs e um programa de incubação chamado Soneium Spark.
A fase de testnet começou em agosto do ano passado e processou cerca de 47 milhões de transações, segundo dados do Blockscout.
“Soneium é para todos”, disse o diretor da Sony BSL, Sota Watanabe, em entrevista ao Decrypt. O plano, afirma Watanabe, é “integrar pessoas comuns” para que utilizem a tecnologia sem necessariamente “entender a Web3”.
Watanabe destaca o conceito de abstração de cadeia — onde a tecnologia blockchain funciona de maneira invisível e sem intervenção humana — como chave para aumentar a adoção de usuários de cripto.
“Acredito que a criatividade transcende muitas barreiras”, disse Watanabe, referindo-se a como a plataforma está ajudando a integrar criadores a uma economia on-chain.
Há a necessidade de “criar uma camada de entretenimento” sobre a Web3 como a “camada financeira”, argumenta Watanabe, afirmando que o entretenimento tem o poder de conectar pessoas.
Construída com a tecnologia de rede de segunda camada do Ethereum fornecida pela Optimism Foundation, a Soneium utiliza o OP Stack e a arquitetura Superchain para entregar o que descreve como uma “blockchain que evoca emoção e empodera a criatividade”, segundo comunicado do projeto.
Leia também: O que são redes de segunda camada, rollups e sidechains?
Leia Também
Entretenimento na Web3
O desenvolvimento da plataforma aponta para uma mudança na forma como grandes empresas de entretenimento estão abordando a Web3.
Em vez de focar exclusivamente em NFTs ou colecionáveis digitais, a Sony BSL afirma que está construindo infraestrutura para apoiar economias criativas mais amplas e está pronta para aproveitar a plataforma Soneium em suas subsidiárias de filmes, música e jogos.
O programa de incubação Soneium Spark demonstrou essa abordagem, selecionando 32 aplicações de mais de 1.700 candidatos.
Embora nem todos os projetos sejam lançados imediatamente, o processo de seleção revelou um forte interesse dos desenvolvedores em construir blockchains focadas em entretenimento.
Olhando para o futuro, a Sony BSL planeja explorar novos frameworks para proteger os direitos dos criadores e mecanismos para uma distribuição equitativa de valor entre criadores e fãs. A empresa pretende conectar Web2 e Web3 por meio de um design centrado no usuário e aplicações práticas.
A Sony BSL surgiu como uma joint venture entre a Sony Group Corporation e a Startale Group Pte. Ltd., estabelecida em Singapura em 2023. A empresa, originalmente chamada Sony Network Communications Labs Pte. Ltd., foi renomeada para Sony Block Solutions Labs em agosto de 2024.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.