Imagem da matéria: Soneium: Sony lança sua nova blockchain focada em entretenimento
Foto: Shutterstock

A Sony lançou oficialmente sua rede de segunda camada baseada no Ethereum, Soneium, após um período de testes que durou quatro meses e atraiu mais de 14 milhões de usuários, anunciou a empresa na segunda-feira (13).

Desenvolvida pela subsidiária Sony Block Solutions Labs (Sony BSL), a plataforma foi projetada para simplificar as interações com blockchain para criadores e seus públicos por meio de ferramentas como sistemas de engajamento de fãs baseados em NFTs e um programa de incubação chamado Soneium Spark.

Publicidade

A fase de testnet começou em agosto do ano passado e processou cerca de 47 milhões de transações, segundo dados do Blockscout.

“Soneium é para todos”, disse o diretor da Sony BSL, Sota Watanabe, em entrevista ao Decrypt. O plano, afirma Watanabe, é “integrar pessoas comuns” para que utilizem a tecnologia sem necessariamente “entender a Web3”.

Watanabe destaca o conceito de abstração de cadeia — onde a tecnologia blockchain funciona de maneira invisível e sem intervenção humana — como chave para aumentar a adoção de usuários de cripto.

“Acredito que a criatividade transcende muitas barreiras”, disse Watanabe, referindo-se a como a plataforma está ajudando a integrar criadores a uma economia on-chain.

Publicidade

Há a necessidade de “criar uma camada de entretenimento” sobre a Web3 como a “camada financeira”, argumenta Watanabe, afirmando que o entretenimento tem o poder de conectar pessoas.

Construída com a tecnologia de rede de segunda camada do Ethereum fornecida pela Optimism Foundation, a Soneium utiliza o OP Stack e a arquitetura Superchain para entregar o que descreve como uma “blockchain que evoca emoção e empodera a criatividade”, segundo comunicado do projeto.

Leia também: O que são redes de segunda camada, rollups e sidechains?

Entretenimento na Web3

O desenvolvimento da plataforma aponta para uma mudança na forma como grandes empresas de entretenimento estão abordando a Web3.

Em vez de focar exclusivamente em NFTs ou colecionáveis digitais, a Sony BSL afirma que está construindo infraestrutura para apoiar economias criativas mais amplas e está pronta para aproveitar a plataforma Soneium em suas subsidiárias de filmes, música e jogos.

O programa de incubação Soneium Spark demonstrou essa abordagem, selecionando 32 aplicações de mais de 1.700 candidatos.

Embora nem todos os projetos sejam lançados imediatamente, o processo de seleção revelou um forte interesse dos desenvolvedores em construir blockchains focadas em entretenimento.

Publicidade

Olhando para o futuro, a Sony BSL planeja explorar novos frameworks para proteger os direitos dos criadores e mecanismos para uma distribuição equitativa de valor entre criadores e fãs. A empresa pretende conectar Web2 e Web3 por meio de um design centrado no usuário e aplicações práticas.

A Sony BSL surgiu como uma joint venture entre a Sony Group Corporation e a Startale Group Pte. Ltd., estabelecida em Singapura em 2023. A empresa, originalmente chamada Sony Network Communications Labs Pte. Ltd., foi renomeada para Sony Block Solutions Labs em agosto de 2024.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

Coinbase mira USDT da Tether com meta de expandir o USDC em US$ 86 bi

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse na quinta-feira (13) que o…
donald trump e bitcoin

Trump quer lançar ETF de Bitcoin com sua fintech Truth.Fi

Apenas alguns dias depois de a empresa de mídia de Trump lançar sua fintech Truth.Fi, já há planos para produtos de investimento em Bitcoin
mineradoras de bitcoin apreendidas pela Receita federal em Fortaleza

Receita apreende máquinas de mineração de Bitcoin no aeroporto de Fortaleza

As mineradoras ficaram apreendidas por falta de documentação
costas de agente do FBI

FBI diz que livrou 4.300 vítimas de perderem R$ 1,6 bilhão em golpes com criptomoedas

A iniciativa da Polícia Federal dos EUA conhecida como Operação Level-Up tem como objetivo evitar prejuízos a investidores