A Solana (SOL) dá continuidade nesta manhã de sábado (28) ao bom desempenho que vem mostrando durante todo o mês de agosto. Ao crescer mais 15% nas últimas 24 horas, a moeda atingiu a cotação mais alta da história de US$ 94.
O impulso ajudou a SOL atingir um valor de mercado recorde de US$ 27,6 bilhões e subir para a oitava posição no ranking de criptomoedas do CoinMarketCap. Desse modo, o token deixou para trás a USD Coin (USDC) e a Polkadot (DOT) na nona e décima posição, respectivamente.
Atualmente a Solana é uma das criptomoedas que mais valoriza na indústria. O token acumula um ganho de 22% nos últimos 7 dias, porcentagem que sobe para 232% no mês.
A valorização da Solana
A Solana foi lançada em março de 2020 e apesar de pouco tempo no mercado, já é considerada uma “Ethereum killer” por incorporar contratos inteligentes e ter uma rede mais escalável do que a da sua principal concorrente.
Leia Também
Nas últimas semanas, a SOL vem batendo recorde atrás de recorde de preço, impulsionada por uma série de notícias positivas e pela atenção que projetos construídos na sua blockchain recebem do mercado.
O seu ecossistema atraiu principalmente a atenção do setor de finança descentralizada (DeFi) e virou casa de coleções de NFTs populares como o Degenerate Ape e jogos play-to-earn muito aguardados pela comunidade, como o Star Atlas.
Agora a moeda parece atrair também a atenção dos investidores institucionais. Nesta semana, a gestora de ativos digitais Osprey Funds anunciou os planos de lançar um fundo de investimento focado na Solana e registrou o Osprey Solana Trust na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), um fundo inédito que poder expor a moeda a grandes investidores.
Já na quinta (27), o oráculo de dados descentralizado Pyth Network anunciou que havia escolhido a blockchain da Solana para lançar a suas soluções. O projeto vai rastrear o desempenho do mercado em tempo real e se integrar a aplicações DeFi através do Wormhole, uma sidechain da Solana que funciona como uma ponte de comunicação entre com outras blockchains, como Ethereum e Binance Smart Chain.