A Solana se destacou como protagonista no universo dos desenvolvedores de criptomoedas em 2024, impulsionada pelo mercado aquecido de memecoins cunhadas em sua blockchain. Essas são algumas das conclusões da edição de 2024 do estudo anual da Eletric Capital, firma de investimentos que analisa o mercado de desenvolvedores no setor cripto.
A Solana foi a rede número um para novos desenvolvedores em 2024 e o crescimento de profissionais usando a plataforma foi 83% de um ano para o outro. Ao todo, Solana atraiu 7.625 programadores no ano, mil a mais do que Ethereum, que ainda lidera no âmbito geral.
Além disso, Solana lidera o uso de exchanges descentralizadas (DEX), sendo responsável por 81% das transações nesses ambientes e possuindo o maior número de carteiras únicas de negociação. A Base, rede de segunda camada do Ethereum criada pela Coinbase, ocupa o segundo lugar em número de carteiras únicas.
O número total de programadores em cripto caiu 7% de 2024 para 2023, mas a quantidade de “desenvolvedores estabelecidos”, que são os que têm dois anos ou mais no setor, está no seu maior número já registrado.
O relatório aponta que em novembro deste ano, havia 23.613 programadores ativos no setor.
Ethereum ainda lidera setor
Apesar do crescimento da Solana, Ethereum ainda lidera: o ecossistema criado por Vitalik Buterin é o número um em atividade total de desenvolvedores em todos os continentes.
De acordo com o estudo, o número de desenvolvedores mensais do Ethereum diminuiu 17% no último ano, chegando a 6.244 em novembro. Porém, trata-se ainda da maior comunidade e com boa vantagem.
Muito da força da blockchain Ethereum vem de suas redes de segunda camada, com 56% dos novos códigos do ecossistema sendo escritos nessas plataformas, com destaque para Base, Optimism e Arbitrum.
Porém, essa disputa tem uma nuance importante, já que muitos dos profissionais são “multichains”: um em cada três programadores cripto trabalham em múltiplas redes.
O Bitcoin aparece como coadjuvante nesse recorte, mas o estudo mostra que 42% dos programadores que atuam com a maior blockchain estão desenvolvendo soluções de escalabilidade.
EUA ainda lidera, mas Índia surge no retrovisor
No recorte por país e região, uma importante mudança: a Ásia tem a maior parcela de programadores, com a América do Norte tendo perdido a liderança e ocupando agora a terceira colocação.
Porém, os Estados Unidos ainda são o país com mais profissionais no setor, tendo 19% do total de profissionais que atuam na área morando na nação mais rica do mundo.
Só que a Índia parece querer ameaçar o domínio dos EUA, tendo sido o país que mais integrou novos desenvolvedores cripto em 2024. Vale lembrar que a Índia passou a China e é o país mais populoso do planeta, com 1,4 bilhão de habitantes.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.