Logo da blockchain Solana
Shutterstock

A organização sem fins lucrativos Solana Foundation, em um esforço para tornar as transações blockchain mais suaves e intuitivas e trazer o “crypto” de volta ao “Crypto Twitter”, anunciou o lançamento do Solana Actions (transações) e Solana Blinks (links blockchain) na terça-feira (25).

Os novos recursos permitirão aos usuários se conectar e enviar transações sem precisar sair do site que estão acessando. Usando Actions e Blinks, a Solana Foundation afirma que qualquer site que possa exibir uma URL pode ser utilizado com os novos recursos.

Publicidade

“Parte do nosso papel aqui na Solana Foundation, do lado da engenharia, é explorar alguns desses elementos primitivos de produtos e pensar de um a três anos à frente”, disse Jon Wong, chefe de engenharia da Solana Foundation, em uma entrevista ao Decrypt. “A blockchain tem um problema-chave: ela está presa no seu canto da internet. Tudo o que você já fez online precisa estar ciente de cripto, mas esse é um processo meio chato.”

Por exemplo, ele acrescentou, alguns fóruns de discussão exigem que os participantes usem uma carteira de criptomoedas específica.

A primeira vez que uma carteira tenta recuperar uma transação de uma API desconhecida, disse Wong, os usuários verão um familiar aviso “conectar ao site”, observando que se o domínio do site já foi conectado à carteira anteriormente, então é mais provável que seja confiável.

Solana Actions e Blinks

Como Wong explicou, Actions e Blinks são semelhantes a conectar uma carteira a um aplicativo descentralizado (dApp). “Confie nos sites que você conhece e usa, assim como você confia nos dApps que você conhece e usa,” ele disse.

Além das transações em sites e redes sociais, a Solana Foundation afirmou que os desenvolvedores também podem criar códigos QR físicos. No lançamento, acrescentou Wong, as extensões de carteira Phantom, Backpack e Dialect apenas irão desdobrar URLs de Actions registradas ou “confiáveis” no Twitter.

Publicidade

“Então, a blockchain se torna esse banco de dados universal para todas essas diferentes ações,” disse Wong. “Isso torna realmente fácil executar essas coisas em vários serviços diferentes, incluindo Telegram e WhatsApp ou Slack ou qualquer coisa que você queira construir que possa reconhecer esses links.”

Solana Actions e Blinks são os mais recentes de uma longa linha de projetos blockchain que visam tornar a criptomoeda social. Outros projetos que permitem transações em redes sociais incluem Bitcoin Tips e Mask Network.

Os parceiros que se juntaram ao lançamento do Solana Actions e Blinks incluem Cubik, Sanctum, Tensor, Realms, Access, Jupiter, Helium, Truffle, Phantom, Backpack e o desenvolvedor do aplicativo de alertas baseado em Solana, Dialect.

“O Twitter é absolutamente a primeira plataforma, e acho que a que mais parece nativa de cripto,” disse Wong. “O slogan do Dialect para isso é colocar cripto de volta no Crypto Twitter.”

Publicidade

Dialect é um serviço de mensagens inteligentes da Solana que usa NFTs comprimidos para suportar notificações de aplicativos descentralizados e chats de carteira para carteira.

De acordo com Wong, em futuras iterações do Solana Actions e Blinks, as carteiras podem ter um recurso que permite “inferir” a confiabilidade com base em se o site foi usado antes ou não.

“Este é realmente o Dia Zero,” disse Wong. “Obviamente, o primeiro [site] será o Twitter, mas imaginar como isso se desdobra no resto da internet é realmente interessante.”

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Imagem da matéria: Pagamento de Bitcoin da Mt. Gox começará "o mais rápido possível", afirma Bitstamp

Pagamento de Bitcoin da Mt. Gox começará “o mais rápido possível”, afirma Bitstamp

A exchange de criptomoedas diz que não vai esperar os 60 dias permitidos antes de repassar o Bitcoin aos credores da Mt. Gox
Joe Biden posa para foto

Memecoins de potenciais substitutos de Joe Biden disparam até 200% após ele pegar Covid-19

Memecoins inspiradas em Kamala Harris e Gavin Newsom chegaram a disparar até 200% após Joe Biden anunciar que está com Covid-19
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação