Imagem da matéria: Socrates: Conheça a rede social que recompensa debates com criptomoedas
Imagem: Socrates

Socrates, uma nova plataforma de rede social e entretenimento Web3, tem como objetivo transformar a maneira como nos comunicamos e nos envolvemos no cenário digital, combinando elementos de GameFi e SocialFi em várias blockchains.

Os usuários do Socrates ganham recompensas participando de atividades como a criação de perguntas e respostas de múltipla escolha, votando, comentando as respostas e curtindo os comentários dos outros.

Publicidade

Anunciada como um “nexo cultural que incentiva a exploração intelectual e valoriza todas as vozes”, a plataforma abraça a liberdade de expressão, recompensando seus usuários por compartilharem perspectivas exclusivas, participarem de debates vigorosos e persuadirem outras pessoas a aceitarem suas opiniões.

É uma plataforma simples e fácil de entender que não exige que os usuários se envolvam em estratégias de jogo complexas. E os pontos ganhos no Socrates podem ser trocados em uma proporção de 1:1 por USDT, com várias perguntas na plataforma já acumulando 10 mil USDT em pontos.

Como começar a usar o Socrates

O Socrates é compatível com Android e iOS, bem como navegadores web (observação: por enquanto, os usuários do iOS precisam usar o TestFlight para fazer compras no aplicativo). Há duas maneiras de embarcar na plataforma:

  • Criar uma conta importando carteiras Web3 existentes, como a MetaMask.
  • Criar diretamente uma nova carteira no Socrates.

Atualmente, o Socrates oferece suporte às redes Polygon, Ethereum e BNB Smart Chain. Em breve, o app também dará suporte para Arbitrum One e Optimism. Depois que uma rede é selecionada, todos os depósitos e retiradas devem ser concluídos nessa rede, sem opção de alternar.

Publicidade

Para começar oficialmente sua jornada no Socrates, você precisa se equipar com uma SBT Pen intransferível e/ou uma Genesis Pen transferível (veja abaixo) e alguns pontos.

Há três níveis de SBT Pens, que oferecem aos usuários diferentes benefícios, como uma participação maior no prêmio. Os pontos servem como combustível básico para as interações dos usuários, incluindo fazer perguntas, votar, comentar e curtir. Cada interação requer uma certa quantidade de pontos e, coletivamente, esses pontos formam o prêmio de cada pergunta, que é distribuído no final.

Quem pode jogar Socrates?

O Socrates acolhe todos na plataforma, respeitando as vozes de diferentes origens e perspectivas — quer você esteja interessado em ganhar recompensas, entusiasmado em participar de debates, ansioso para explorar novas perspectivas ou simplesmente buscando liberdade de expressão.

Depois de equipado, você pode ir para o centro da plataforma — participar de perguntas e respostas. Os usuários não estão limitados a uma única função; seja fazendo ou respondendo perguntas, ambas são igualmente importantes para o pensamento independente.

Publicidade

Com pontos suficientes, você pode se envolver em várias interações ao mesmo tempo, optando por iniciar discussões interessantes ou participar de debates em andamento.

Como funciona o play-to-earn no Socrates?

O Socrates recompensa tanto os criadores de perguntas quanto os colaboradores de respostas. Há cinco prêmios diferentes que os usuários podem ganhar por meio de várias ações no aplicativo: o Prêmio para Criador de Perguntas, o Prêmio de Suporte, o Prêmio de Discussão, o Prêmio de Justificativa e o Prêmio de Curtidas.

Para ajudar a estimular discussões inteligentes, a plataforma introduziu o Prêmio para Criadores de Perguntas para aqueles que fazem perguntas na plataforma. Os usuários podem criar uma pergunta de múltipla escolha com 2 a 4 respostas sobre qualquer tópico, personalizar os pontos que custarão para que outros usuários votem e escolher por quanto tempo ela ficará ativa; os criadores têm a garantia de um mínimo de 5% do total de pontos ganhos por outros ganhadores do prêmio quando a pergunta terminar.

O Socrates também compartilha a receita do SBT do dia anterior com o criador da pergunta como um bônus de tendência quando a pergunta se torna tendência — incentivando os usuários a criar perguntas interessantes e atraentes, na esperança de receber incentivos adicionais.

O Prêmio de Suporte é outro prêmio relevante para a pergunta. Todos os usuários podem apoiar ativamente as perguntas que acreditam ter o potencial de se tornarem tendências (veja abaixo) usando pontos ou Genesis Pens, o que aumenta significativamente a popularidade de uma pergunta. Os usuários podem receber a recompensa se a pergunta se tornar tendência; se não se tornar, os pontos apoiados são devolvidos.

Publicidade

Envolver-se em discussões respondendo a perguntas é a maneira mais fácil de participar da plataforma Sócrates. Portanto, a maior proporção do prêmio é alocada para o Prêmio de Discussão.

Os participantes podem ganhar uma parte do Prêmio de Discussão simplesmente votando em uma resposta para qualquer pergunta. A forma como o prêmio é distribuído entre os vencedores é baseada em fatores como o número de participantes, o tempo de votação, as taxas de votação e se o usuário usa uma Genesis Pen para votar.

O Socrates não incentiva os usuários a apenas “escolher a resposta correta”; seu sistema de recompensas garante que os participantes sejam recompensados por seu engajamento inicial, pensamento independente e contribuições significativas para as discussões. Outras interações, como a apresentação de razões para a resposta escolhida e o apoio aos comentários dos outros, também têm a chance de dar ao usuário os prêmios Razão e Curtidas.

Em dezembro de 2023, o Socrates introduziu o recurso “pacote de bônus”. Os usuários agora podem vincular pacotes de bônus a perguntas que podem ser reivindicadas por qualquer participante, incentivando mais usuários a interagir com essa pergunta e oferecendo maneiras adicionais de ganhar recompensas.

Quais são as perguntas mais comuns?

No Socrates, você pode criar perguntas sobre vários tópicos, com o algoritmo da plataforma calculando um “valor de popularidade” com base na interação das pessoas com essa pergunta. Os usuários podem encontrar perguntas populares no aplicativo na tabela de classificação, e a plataforma seleciona as que estão no topo da lista para se tornarem “perguntas populares”.

As perguntas populares são exibidas nas páginas iniciais de todos os usuários, o que significa que atraem mais participantes, resultando em um prêmio maior e em recompensas substanciais para os vencedores.

Publicidade

Como os NFTs desempenham um papel no jogo?

Assim como as SBT Pens, as Genesis Pens podem ser usadas para interagir na plataforma e também são NFTs, mas somente 30 mil existirão. No entanto, as Genesis Pens oferecem vantagens adicionais aos usuários, aumentando significativamente seu potencial de ganhar recompensas ao garantir uma parcela maior do prêmio ao calcular as cotas entre os vencedores elegíveis.

O uso das Genesis Pens para dar suporte a perguntas comuns também aumenta as chances de essas perguntas se tornarem tendências, oferecendo aos usuários a oportunidade de ganhar o Prêmio de Suporte.

Há algumas maneiras diferentes de obter uma Genesis Pen: airdrops, competições nos canais das redes sociais do Socrates, ou comprando uma no OpenSea.

No futuro, o Socrates apresentará mais recursos relacionados às Genesis Pens, como bônus de airdrops para portadores de NFT, portanto, certamente vale a pena tentar conseguir uma Genesis Pen.

Alguma dica para ganhar prêmios maiores?

O Socrates foi projetado para ser fácil de usar e divertido, eliminando a necessidade de estratégias de jogo complexas. Embora a posse de uma Genesis Pen e a criação de perguntas populares possam aumentar suas recompensas, a filosofia central da plataforma é que o envolvimento em debates ponderados faz parte da vida diária.

A regra fundamental para tirar o máximo proveito do Socrates é a participação ativa. Ao se conectar com pensadores, debatedores e pessoas que buscam sabedoria em todo o mundo, você não apenas obtém insights valiosos, mas também ganha recompensas todos os dias.

À medida que a comunidade se torna mais vibrante, com maior participação e votação interativa, o Socrates espera que o conjunto geral de prêmios de perguntas cresça significativamente, incentivando os usuários a compartilhar suas diversas perspectivas e pontos de vista — e a ajudar a criar uma comunidade próspera onde cada voz é valorizada e recompensada.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

You May Also Like
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Gustavo Scarpa comenta processo contra Willian Bigode: “Favorável”

O jogador que investiu cerca de R$ 6 milhões em um suposto negócio de criptomoedas do ex-companheiro de clube acredita que será ressarcido
Ronaldinho Gaúcho de boina e camisa preta e óculos escuros na Câmara dos Deputados durante sessão da CPI das Pirâmides Financeiras

Justiça absolve Ronaldinho Gaúcho em processo contra a 18K e condena sócios

Os responsáveis pela 18K Ronaldinho, Rhafael de Oliveira e Marcelo Marcelino, terão que devolver R$ 14,4 mil à vítima do golpe
Imagem da matéria: Ethereum e Solana registram grandes ganhos, seguindo o otimismo com Bitcoin

Ethereum e Solana registram grandes ganhos, seguindo o otimismo com Bitcoin

Os indicadores de mercado estão todos verdes, mas há razões para estar otimista com Ethereum e Solana além de como eles refletem o que o Bitcoin faz
Imagem da matéria: Por que o jogo cripto Pixels está lançando um token

Por que o jogo cripto Pixels está lançando um token

Antes do lançamento do PIXEL, o fundador Luke Barwikowski conversou com o Decrypt sobre o longo caminho para criar o jogo cripto do momento