Imagem da matéria: Servidor da Receita vai participar de evento sobre criptomoedas organizado pelos EUA
Foto: Shutterstock

A Receita Federal anunciou que deu licença para um servidor do órgão se afastar por alguns dias para ir para Santiago, no Chile, para participar de um evento sobre criptomoedas organizado pelo Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos.

A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União.

Publicidade

Trata-se da segunda Reunião do Grupo de Trabalho de Criptomoedas do Hemisfério Ocidental, um evento promovido pelo pelo Escritório de Desenvolvimento, Assistência e Capacitação (OPDAT) do DOJ.

A instituição dos EUA vai pagar por todas as despesas do analista tributário João Batista Ribas de Moura, que atua na Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

O período de afastamento será de 13 a 17 de junho deste ano, incluindo o tempo de deslocamento entre Brasil e Chile.

IR 2023 e criptomoedas

Em coletiva no final de fevereiro, a Receita Federal anunciou novidades para a declaração de criptomoedas no Imposto de Renda 2023. A partir de agora, o órgão vai usar informações obtidas através da Instrução Normativa RBF Nº 1888/19 para cruzar dados declarados no Imposto de Renda.

Esses dados da IN 1888 passarão a ser puxados na Pré-Preenchida, mecanismo que facilita a declaração ao importar no momento do preenchimento os dados que a Receita Federal já possui sobre o contribuinte.

Publicidade

A pré-preenchida significa que a Receita agora de fato está usando os dados da IN 1888, uma normativa de 2019 que instruiu as corretoras de criptomoedas a reportarem as movimentações dos clientes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Cristiano Ronaldo veste camisa da Binance

Cristiano Ronaldo lança nova coleção de NFTs enquanto é alvo de processo de US$ 1 bilhão com a Binance

O anúncio do jogador chega 27 dias depois de os EUA condenarem o criador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, a 4 meses de prisão
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

MB lança Fist, primeiro token de Renda Variável Digital no setor de energia elétrica

O investimento, disponível pela primeira vez para pessoa física, possui validade de 30 anos, com dividendos que variam de 0,9% a 1,2% ao mês
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

As novidades ampliam as opções de investimento na plataforma que já somam mais de 220 ativos
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

Manhã Cripto: Bitcoin cai após Mt. Gox mover US$ 9 bilhões em BTC

A grande movimentação de Bitcoin pela Mt. Gox é um sinal de que, muito em breve, os investidores lesados pelo hack de 2014 serão ressarcidos