Imagem da matéria: Serra Leoa é o Primeiro País a Usar Blockchain em Eleição Presidencial
O sistema foi implantado pela fundação Agora,  que oferece soluções de votação digital (Foto: Violaine Martin)

Em uma das eleições presidenciais mais disputadas da história da República de  Serra Leoa, país que fica na África ocidental, o pleito, que aconteceu no último dia 7 e pareceu ter ocorrido normalmente conforme sua constituição. Na verdade, conforme reportagem do Coindesk, escondia uma informação que pode revolucionar o sistema de votação, o uso da tecnologia Blockchain.

Segundo a BBC, na capital serra-leonesa, Freetown, filas longas podiam ser vistas nas mesas de votação mesmo antes do amanhecer. Ao mesmo tempo em que cidadãos se alinhavam e votavam em seu candidato, a blockchain trabalhava silenciosamente recebendo e gravando informações no seu imutável ‘livro-caixa’.

Publicidade

O sistema foi implantado pela fundação Agora,  que oferece solução de votação digital baseada em blockchain para governos e instituições, e executado confidencialmente pelo Comitê Eleitoral Nacional de Serra Leoa com o apoio da empresa. Ele fornece informações em tempo real para os funcionários designados e confiáveis que acompanham todo o processo.

Para a Agora, essa experiência pode ser o primeiro passo em um plano tecnológico ainda maior. A empresa confirmou que já está em diálogo com países interessados em suas futuras eleições, pois o uso da Blockchain pode resolver muitos problemas de ceticismo, como é comum, por exemplo, nos Estados Unidos, que é costumeiro em solicitar a recontagem de votos.

“Você está olhando para um país que provavelmente ninguém esperaria que fosse ser o primeiro a usar uma tecnologia de votação transparente como essa”, disse o COO (Diretor Executivo de Operações) do Agora, Jaron Lukasiewicz ao site Coindesk.

É só o começo

Enquanto a votação estava em andamento, o teste do uso da Blockchain estava apenas começando. Segundo a Coindesk, a Agora estava contando manualmente os votos e registrando no sistema, como explicou Lukasiewicz:

Publicidade

Os eleitores concluem seus votos nas cédulas de papel e, sem seguida, nossa equipe com observadores imparciais os registra na blockchain.

Como a contagem de votos manual tem riscos de fraude, o CEO da Agora, Leonardo Gammar, estava no local para ajudar a gerenciar a operação, pois a identificação dos eleitores tinham que ser verificadas na lista do órgão do governo.

Segundo Gammar, a empresa tem como reduzir em até 70% os gastos num processo eleitoral e está oferecendo o serviço a vários países na África e na Europa.

“Foi incrível desempenhar um papel tão importante e ajudar os cidadãos de Serra Leoa a exercer seus direitos democráticos e também seu país a manter uma democracia transparente”, disse Gammar, acrescentando: “Tenho a convicção de que a partir dessa inovação em Serra Leoa o movimento de votação blockchain será muito maior”.

Ainda de acordo Lukasiewicz, a descrença que as instituições e a população têm nos processos eleitorais do país foi o que levou o governo a abordar sua empresa em primeiro lugar, embora o país tenha um histórico de eleições gerais em grande parte pacíficas desde a sua guerra civil. Porém uma série de incidentes violentos foram relatados nos dias que antecederam a eleição de ontem, segundo o site alemão Dw.com.

Publicidade

Final de mandato

O presidente Ernest Bai Koroma termina seu mandato após duas décadas. Seu candidato a sucessor, Samura Kamara, está disputando com mais 15 aspirantes. Serra Leoa tem mais de 6 milhões de habitantes e cerca de 3 milhões de eleitores.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Deputados pressionam Biden para trazer de volta aos EUA executivo da Binance detido na Nigéria

Em carta ao executivo, os deputados alegam que Tigran Gambaryan está na condição de refém do governo da Nigéria e corre risco de morrer de malária
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Fundador da Binance, Changpeng Zhao começa a cumprir pena nos EUA

Changpeng “CZ” Zhao foi condenado a 4 meses de prisão por não implementar medidas de prevenção à lavagem de dinheiro na corretora
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Trump se apresenta como ‘criptopresidente’ em evento de arrecadação de fundos

O candidato presidencial republicano dobrou sua postura pró-cripto durante evento em São Francisco, EUA
Edificio do BCE

Manhã Cripto: Bitcoin segue alta e busca máxima histórica com corte de juros na Europa

Banco Central Europeu (BCE) reduziu 25 pontos percentuais de cada uma das suas três principais taxas de juros