Imagem da matéria: Série brasileira sobre Bitcoin vai receber R$1 milhão do governo
(Foto: Shutterstock)

O Bitcoin será protagonista de uma série documental brasileira. A Ancine (Agência Nacional do Cinema) aprovou verba de R$ 1 milhão para viabilizar o projeto cinematográfico que vai retratar a história das finanças desde as feiras medievais até as transações com criptoativos.

Intitulado “Do Ouro ao Bitcoin”, o projeto do cineasta André Canto passou pela análise do Superintendente de Fomento do órgão regulador e através do processo 01416.005052/2018 foi deliberado em junho desse ano a disponibilização de verba pública para a produção do filme.

Publicidade

Segundo informações disponibilizadas no site da Ancine, “Do ouro ao Bitcoin” será uma série documental em três episódios a ser veiculada num canal de TV fechada ainda não divulgado.

A série se propõe a “apresentar ao público amplo o longo processo histórico em que se desenvolveu a finança, paralelamente ao comércio global e o crescimento econômico”.

O projeto ainda aguarda captação de recursos, a qual deverá ser feita até o dia 31 dezembro de 2019.

O Portal do Bitcoin tentou entrar em contato diversas vezes com o cineasta, mas ele preferiu não falar sobre sua produção.

No documento da Ancine, contudo, a descrição do projeto afirma que o documentário irá retratar as trocas comerciais iniciando pelas feiras medievais, perpassando pela busca de especiarias orientais e pela grandes navegações até chegar aos “instrumentos financeiros do mundo globalizado e digital, em particular as criptomoedas e as transações algorítmicas”.

Publicidade

O texto prossegue: “Na atualidade, a série visa mostrar as ferramentas que levam o mundo das finanças a outro patamar de sofisticação, incluindo setores da população que até hoje não tinham a possibilidade de investir e obter rendimentos”.

O cineasta e o Bitcoin

Dono da Canto Produções, Canto já atuou como produtor executivo na Buriti Filmes e Canal Azul Produções, tendo trabalhado com nomes como Kátia Lundi e Di Moretti.

Canto foi produtor do longa-metragem ficcional “Dias Nublados”, projeto em coproducão com o Chile, além de ter produzido, além de ter trabalhado com a HomeMadeFilms no documentário “Hilda Hilst Pede Contato”, sobre a escritora e poeta Hilda Hilst.

Essa não é a primeira vez que a Canto Produções vence um edital pela Ancine. Em 2016, a sua empresa foi contemplada pela autarquia com o Fundo Setorial do Audiovisual para o desenvolvimento do roteiro de 5 longas-metragens dos roteiristas Aleksei Abib, Cláudio Glaperin, Di Moretti, José Roberto Torero e Maria Camargo, sob a liderança do consultor Miguel Machalski.

Publicidade

Além dos longas, a produtora também está desenvolvendo a série para TV Birds of Paraíso.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin