Imagem da matéria: Seis Grandes Bancos Globais se Juntam para Criar uma Moeda Digital

Seis dos maiores bancos do mundo se juntaram a um projeto para criar uma nova forma de dinheiro digital que eles esperam lançar no próximo ano para compensar e liquidar transações financeiras na blockchain.

A Barclays, o Credit Suisse, o Canadian Imperial Bank of Commerce, o HSBC, o MUFG e o State Street se uniram para trabalhar na “utility settlement coin” que foi criada pelo UBS da Suíça para tornar os mercados financeiros mais eficientes.

Publicidade

A junção ocorre enquanto o projeto passa para uma nova fase de desenvolvimento, em que seus membros visam aprofundar as discussões com os bancos centrais e trabalhar no ajuste de sua privacidade de dados e proteções de segurança cibernética.

Hyder Jaffrey, chefe de investimento estratégico e inovação no UBS, disse: “Temos conversado com bancos centrais e reguladores e continuaremos nos próximos 12 meses com o objetivo de lançar na segunda metade de 2018.”

Tendo sido inicialmente cético por causa das preocupações com fraudes, os bancos agora estão vendo como eles podem explorar a tecnologia para acelerar os sistemas de liquidação de back-office.

“A blockchain é uma das tecnologias mais inovadoras”, disse Lee Braine, do escritório de tecnologia do banco de investimento da Barclays. “Da redução do risco para melhorar a eficiência do capital nos mercados financeiros, vemos vários benefícios deste projeto”.

Publicidade

Utility Settlement Coin

A Utility Settlement Coin, com base em um produto desenvolvido pela Clearmatics Technologies, tem como objetivo permitir que os grupos financeiros usem entre si ou usem para comprar títulos, ações, equidades sem esperar que as transferências de dinheiro tradicionais sejam concluídas.

Em vez disso, eles usariam moedas digitais que são diretamente conversíveis em dinheiro nos bancos centrais, reduzindo o tempo, custo e capital necessários na liquidação e compensação pós-negociação.

As moedas, cada uma conversível em moedas diferentes, seriam armazenadas usando a blockchain, permitindo que elas fossem trocadas rapidamente pelos títulos financeiros negociados. Os membros existentes do projeto são o Deutsche Bank, o Banco Santander, o BNY Mellon e o NEX.

Jaffrey disse: “Isso não vai entrar com um grande estrondo, vai acontecer com uma série de desenvolvimentos ao longo do tempo”.

Publicidade

Ele disse que, em primeira instância, no final do próximo ano, ele espera que a moeda seja usada para que os bancos paguem em moedas diferentes. Por exemplo, se um banco devesse US$ 100 milhões a um outro banco com uma dívida de £ 50m na ​​outra direção, as duas instituições poderiam transferir o dinheiro quase que instantaneamente usando as novas moedas digitais.

Antes que as moedas pudessem ser usadas para liquidar negociações de valores mobiliários, ele disse que os valores mobiliários devem ser transferidos para a blockchain, caso contrário, os benefícios de velocidade e requisitos de capital reduzidos iriam ser perdidos.

Peter Randall, fundador do Setl, disse que ainda havia dúvidas sobre se os pagamentos usando uma moeda de um ‘quase banco central’ seria considerados certos e sem risco suficiente para alcançar a liquidação.

Mas Jaffrey disse que “seguindo os pontos de vista legais, regulamentares e contábeis, sentimos que temos uma estrutura que nos dá uma base para avançar para a terceira fase com uma estrutura viável”.

Ele admitiu que essa moeda poderia ser obsoleta se os bancos centrais emitirem suas próprias moedas digitais baseadas na blockchain, mas ele acrescentou que provavelmente demoraria “muitos anos”, especialmente tendo em conta as “questões de política pública” envolvidas.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Dogecoin está se aproximando de uma "cruz dourada": o que isso significa?

Dogecoin está se aproximando de uma “cruz dourada”: o que isso significa?

Média móvel simples de 50 semanas (SMA) do preço spot da Dogecoin está atualmente em alta e pode passar barreira das 200 semanas
Imagem da matéria: Bitso lança carteira Web3 para facilitar conexão com aplicativos DeFi

Bitso lança carteira Web3 para facilitar conexão com aplicativos DeFi

Bitso Web3 Wallet suporta Ethereum, Polygon, Arbitrum, Base e Optimism e permite acesso a mais de 2 mil tokens
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Wells Fargo dos EUA e a Metaplanet do Japão anunciaram novos investimentos no Bitcoin
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas