Imagem da matéria: SegWit2x Falha ao Ativar; Entenda

No caso de haver dúvidas remanescentes, agora parece claro que o hard fork do SegWit2x não acontecerá.

O projeto SegWit2x, produto do Acordo de Nova York assinado por uma longa lista de empresas e mineradores em maio, agendou um hard fork que aconteceria ontem para dobrar o tamanho do bloco de Bitcoin.

Publicidade

Embora o polêmico hard fork houvesse sido suspenso pelos líderes do projeto na semana passada, isso não impediu que mais ninguém continuasse o projeto. Empresas como a Coinbase estavam esperando que o hard fork do SegWit2x ainda fosse acontecer.

O Hard fork que não aconteceu

Os nodes SegWit2x – mais notavelmente btc1 – foram programados para se afastar da blockchain do Bitcoin ontem para criar a blockchain SegWit2x e uma nova moeda, muitas vezes referida como B2X. No entanto, nem um único bloco SegWit2x foi extraído desde o ponto do fork, nem há indícios de que isso possa acontecer. Para todos os efeitos, não há nenhum SegWit2x – nem um B2X.

Além disso, os erros de software na base do código btc1 fizeram todas as implementações do btc1 serem interrompidas mesmo antes de atingir o ponto do fork esperado. Enquanto os nodes Bitcoin e SegWit2x eram amplamente esperados para compartilhar uma única blockchain até o bloco 494783 e, em seguida, seguir seus próprios caminhos no bloco 494784, nodes do btc1 nunca passaram pelo bloco 494782.

Isto se deve principalmente porque o primeiro bloco na cadeia SegWit2x era necessário para ter um “bloco base” maior do que um megabyte. É assim que a corrente diverge do protocolo Bitcoin original. Mas, devido ao que é referido como um “erro off-by-one”, os blocos SegWit2x começaram a rejeitar blocos menores de um megabyte um bloco muito cedo – no bloco 494.783 em vez de 494.784.

Além disso, outro bug no btc1 impediu os mineradores de extrair um bloco suficientemente grande quando era necessário. Então, mesmo que alguns mineradores quisessem prosseguir com o fork, eles acidentalmente não o teriam feito – pelo menos não automaticamente. Os mineradores, em vez disso, tiveram que configurar manualmente suas configurações de tamanho do bloco, mas é improvável que eles soubessem sobre esse passo. O mantenedor do Btc1, Jeff Garzik (ao mesmo tempo que negou que houve um problema) desde então lançou um patch para resolver esse problema.

Publicidade

Mas, a julgar pela ausência de blocos SegWit2x, o patch não fez diferença, provavelmente porque poucos, se houver, os mineiros estavam interessados ​​em extrair a cadeia SegWit2x em primeiro lugar.

NO2X?

Apesar da aparente falha do SegWit2x, deve-se notar que, tecnicamente, não é possível declarar que um fork como SegWit2x esteja oficialmente “morto” ou “falhou”.

Embora seja improvável, sempre é possível que o hard fork SegWit2x possa prosseguir em algum momento no futuro. Na verdade, não há como saber se a blockchain SegWit2x está atualmente sendo minerada com um pouco de poder de hash agora, e é estritamente impossível prever se será extraído mais tarde. Talvez um bloco SegWit2x seja encontrado um dia a partir de agora, uma semana a partir de agora ou mesmo dez anos a partir de agora, momento em que SegWit2x e B2X existirão tecnicamente.

No entanto, uma vez que a blockchain SegWit2x não incluiu uma redefinição de dificuldade de mineração, será muito difícil extrair um bloco B2X, pois atualmente é a mesma dificuldade de minerar um bloco BTC. Enquanto isso, o suporte do mercado para B2X parece ser extremamente baixo, com o comércio de futuros B2X abaixo de 2% do BTC. Então, mesmo que os mineradores decidam minerar os blocos B2X, quase certamente estarão ganhando muito menos do que se estivessem minerando BTC. Ou, com mais precisão, gastariam mais em contas de eletricidade do que poderiam ganhar pela mineração do B2X. O incentivo financeiro para explorar a cadeia SegWit2x não existe.

Publicidade

Alternativamente, o SegWit2x poderia ter um renascimento na forma do “BitcoinX” (BTX). Este projeto, supostamente iniciado por partidários decepcionados do SegWit2x, terá um snapshot dos saldos de bitcoin na altura do bloco 494.783 e iniciará uma altcoin semelhante ao SegWit2x que oferece a todos os detentores de BTC a quantidade equivalente em BTX. No entanto, embora esta moeda seja indiscutivelmente mais viável do que B2X, graças a uma dificuldade de mineração reiniciada e mais, é realmente uma nova moeda – possivelmente ainda mais do que o B2X teria sido.

Texto escrito por @AaronvanW

 

BitcoinTrade

Compre e venda na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Como o halving do Bitcoin afetará grandes e pequenos mineradores

As mineradoras corporativas estão preparadas para o halving do Bitcoin há meses, mas os mineradores domésticos, por outro lado, podem enfrentar a extinção