SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

“Acreditamos firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários”, diz diretor da Robinhood
Imagem da matéria: SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

Foto: Shutterstock

A Robinhood Crypto, o braço de ativos digitais do popular aplicativo de negociação de ações, anunciou nesta segunda-feira (6) que recebeu da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) um aviso “Wells Notice”, que sinaliza que os reguladores planejam mover uma ação fiscalizadora contra a empresa.

“Acreditamos firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários”, disse Dan Gallagher, diretor jurídico, de conformidade e de assuntos corporativos da Robinhood Markets, em comunicado. “Estamos ansiosos para nos envolver com a SEC para deixar claro quão fraco seria qualquer caso contra a Robinhood Crypto tanto nos fatos quanto na lei.”

Publicidade

Após ações de fiscalização contra a Coinbase e a Kraken, a Robinhood Crypto se encontra como a mais recente empresa oferecendo serviços de ativos digitais na mira da SEC.

Em uma declaração na sexta-feira (3), a Robinhood alertou que a recomendação da SEC de prosseguir com uma ação de fiscalização contra a empresa estava relacionada às intimações investigativas que anteriormente recebeu.

Enquanto a maioria das exchanges oferece aos clientes uma enorme quantia de ativos digitais, as ofertas da Robinhood Crypto são comparativamente limitadas. Varia de estado para estado, mas em Nova York, a Robinhood Crypto oferece aos investidores a capacidade de comprar e vender 15 criptomoedas diferentes.

A Robinhood já havia tentado se adiantar a possíveis sanções dos órgãos regulatórios. Em junho do ano passado, parou de ofertar Cardano (ADA), Polygon (MATIC) e Solana (SOL), pois estes tokens foram considerados como valores mobiliários pela SEC nos processos que a agência move contra a Binance e a Coinbase.

Publicidade

Em março, a empresa fez o lançamento global da sua carteira de criptomoedas para usuários do sistema Android. O produto chegou um ano após o lançamento da wallet para usuários da celulares Apple.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.