A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA está analisando os ICOs (Initial Coin Offerings). Esta informação veio depois que a SEC recentemente disse que os ICOs precisam proteger seus investidores. A agência de regulação pode estar ficando mais agressiva porque as criptomoedas ficam cada dia mais visíveis e valiosas. O motivo da preocupação é que eles não têm transparência e supervisão.
Um artigo da Reuters, publicado na quarta-feira, diz que a SEC está bem atenta aos ICOs que vem surgindo nos últimos meses. O valor global do mercado de moedas digitais é estimado em mais de US $ 100 bilhões de dólares, e a atividade frenética impulsionou um aumento recorde no preço da bitcoin, que atingiu um máximo histórico de US $ 2,911.86 nesta semana, de acordo com o CoinDesk Bitcoin Price Index (BPI) ”
O artigo também menciona que alguns acreditam que o atual frenesi no mercado de criptomoedas é uma “segunda bolha do dotcom”, que poderia alterar a demografia tecnológica da sociedade e transformar o modo de vida humano. Os reguladores acreditam que todos precisam de proteção contra essas startups enquanto tentam gerar receita para seus projetos.
Leia Também: New Hampshire Assina Lei Protegendo o Bitcoin Contra Regulações
Regulação a vista?
Com a facilidade para iniciar ICO e consequentemente utilizar dessa facilidade para fraudar os investidores, fazendo-os perder milhões de dólares – porque uma linha de código está incorreta – parece natural que os políticos desejem regulamentar a indústria.
No entanto, não há uma estratégia simples para que os governos realizem essa tarefa. Várias agências nem sequer determinaram a classe de ativos em que muitas criptomoedas se enquadram. Além disso, bancos, governos e agências reguladoras às vezes parecem confusos sobre a tecnologia. Por exemplo, o banco de investimento Morgan Stanley mencionou recentemente que, para que as criptomoedas “cresçam”, elas deveriam ser regulamentadas.
A partir do momento, não está claro se haverá regulações para os ICOs, mas há muita conversa sendo agitada nos círculos oficiais sobre como controlar eficazmente as criptomoedas. A ironia da situação, no entanto, não é deixada de lado na comunidade mundial de criptomoedas.