Imagem da matéria: SEC adia mais uma vez a decisão do ETF de Bitcoin da VanEck
(Foto: Shutterstock)

A decisão sobre o ETF do Bitcoin que deveria sair esse mês foi mais uma vez adiada pela Securities and Exchange Commission (SEC).

O órgão emitiu nessa segunda-feira (20) um documento comunicando a instauração de processo para analisar a proposta de uma regra que permitiria ao VanEck SolidX Bitcoin Trust emitir e listar suas ações.

Publicidade

De acordo com o documento 12 páginas, o órgão equivalente a Comissão de Valores Mobiliários  nos Estados Unidos havia pedido comentários do público.

Esses comentários deverão ser entregues com prazo de 21 dias a partir da publicação do pedido no Registro Federal, e refutações a esses comentários, com prazo de 35 dias após essa publicação.

“A instância do processo não indica que a Comissão tenha chegou a quaisquer conclusões em relação a qualquer uma das questões envolvidas. Pelo contrário, como descrito abaixo, a Comissão procura e incentiva as pessoas interessadas a apresentarem observações sobre a proposta de mudança de regra”.

Segundo informações da Coindesk, isso deverá atrasar bastante a liberação do ETF ( fundos de investimento em bolsas) para o Bitcoin.  Na publicação é citada um post feito pelo advogado Jake Chervinsky no seu Twitter.

Publicidade

Para Chervinsky, há o risco dessa decisão sair apenas em outubro.

“O novo prazo de VanEck é 19 de agosto. A SEC pode e provavelmente irá adiar mais uma vez o prazo final de 18 de outubro”.

Preocupação da SEC

Assim como no passado,  o órgão temia por manipulação de mercado, liquidez, crimes financeiros e outras questões que embasaram as rejeições, desta vez vem com um discurso de cautela.

Nisso, busca ouvir interessados no mercado sobre essas questões incluindo sobre o impacto de volume negociado e do risco de haver manipulação em contratos futuros de bitcoins.

O fato é que a SEC tem postergado a cada dia qualquer decisão sobre a aprovação de qualquer ETF de Bitcoins nos Estados Unidos.

Publicidade

Postergando a decisão

No último dia 14, a agência reguladora havia expedido um anúncio semelhante a esse. O órgão resolveu adiar o parecer do produto financeiro da Bitwise (Bitwise Bitcoin ETF).

O fundo de investimento da Bitwise seria negociado na Bolsa de Valores de Nova York Arca (NYSE), bolsa subsidiária da Intercontinental Exchange.

O caso do ETF VanEck/SolidX já é antigo. Esse ETF foi registrado pela primeira vez no ano passado com o Cboe BZX, mas foi retirado em janeiro devido a uma paralisação do governo de longa duração.

A Cboe BZX havia registrado seu pedido em junho do ano passado. Ela pretendia rastrear e operar bitcoins como fundos de índices comercializados como ações (da sigla ETF para Exchange Traded Funds) em parceria com a ETF VanEck / SolidX.

Depois que a paralisação do governo americano encerrou, as empresas reapresentaram a proposta em 30 de janeiro. Essa proposta agora está sendo analisada.

Publicidade

Compre Bitcoin na Coinext

Baixe agora o aplicativo (Android e iOS) da corretora de criptomoedas mais avançada do Brasil. A mesma segurança e agilidade, em qualquer lugar, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Como precaução, todos os usuários do Authy devem atualizar seus aplicativos para as versões mais recentes
Bolo de dólares em cima de outras notas

PF da Argentina prende família que lavava dinheiro de contrabando e jogos de azar com USDT

Com o filho preso e a esposa indiciada, o líder da quadrilha, Fabián Di Julio, o “El Gordo”, se entregou na última quarta-feira
Joe Biden posa para foto

Biden vira sobre Kamala: mercados de criptomoedas esperam que o presidente seja indicado

Apostadores de criptomoedas no popular mercado de previsões Polymarket novamente favorecem Joe Biden como candidato dos democratas