Imagem da matéria: Santander do Chile recusa conta de corretora de criptomoedas por relação com golpe
Foto: Shutterstock

Um golpe de pirâmide de cerca de US$ 180 milhões que afetou quatro clientes da corretora de criptomoedas chilena Buda.com fez com que os bancos Santander e BICE se recusassem a manter suas contas no Chile. A empresa alega que não teve voz no julgamento para refutar o “abuso coletivo e o ataque à livre concorrência”.

Segundo o jornal Diario Financiero, em publicação no fim de novembro, a fraude que serviu de argumento dos bancos, teria sido perpetrada pela empresa de fachada ‘Terra Finance’, que usou a corretora para movimentar fundos. Prejudicados, os investidores entraram com uma ação que foi parar no Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC). Agora tanto o Terra Finance quanto o Buda.com serão investigados.

Publicidade

“Ao que parece seria um golpe da pirâmide internacional chamado Terra Finance”, disse ao jornal o gerente jurídico do Buda.com, Samuel Cañas. Ele garantiu que a empresa não tem relação com o suposto esquema.

No fim de novembro, o BICE e o Santander reafirmaram a recusa de abertura de contas para ao Buda. Enquanto o banco chileno diz que “operar com esta empresa é um grande risco”, o Santander alega que a corretora não dispõe de ferramentas técnicas nem para prevenir nem para monitorar esses tipos de ilícitos.

Conta de corretoras no Chile

Conforme o Diario Financeiro, Guilhermo Torrealba, gerente geral da Buda.com, as alegações não têm fundamento e estão sendo usadas para desviar o foco do problema das questões concorrenciais, desprestigiando as corretoras de criptomoedas. Segundo ele, a plataforma possui chaves dinâmicas no login, KYC com selfie e que IPs não cadastrados exigem confirmação por email.

Ele ressaltou que a empresa sempre cumpriu fielmente suas responsabilidades legais e que há mais de dois anos tem um modelo de prevenção ao crime, o qual foi devidamente certificado por empresa de auditoria no Chile.

Publicidade

Sobre a Terra Finance

Conforme mostra um dos sites do Terra Finance encontrado pela reportagem, a suposta corretora parece oferecer um aplicativo de negociação de pares de moedas na modalidade CFD, que são os ‘contratos por diferença’. Há vários dominios com o mesmo nome em outros países alpem do Chile.

Trata-se do mesmo tipo de serviço oferecido pela IQ Option, condenado no Brasil pela CVM. Na Espanha, por exemplo, há cerca de um ano, o órgão regulador CNMV também publicou um alerta sobre a plataforma.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Nesta edição será debatido o impacto do Real Digital (DREX) no mercado financeiro, o andamento dos testes e perspectivas para o futuro
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
Imagem da matéria: PUPS sobe 81% em meio à briga por título de "primeira memecoin" do Bitcoin

PUPS sobe 81% em meio à briga por título de “primeira memecoin” do Bitcoin

A memecoin PUPS se vendeu como a primeira memecoin baseada na rede do Bitcoin, mas nem todos concordam
bonk memecoin solana

Memecoins disparam de preço enquanto Bitcoin permanece estável

O Bitcoin foi a maior notícia do fim de semana, mas o entusiasmo em torno do halving não alimentou um aumento nos preços — pelo menos ainda não