Sam Bankman-Fried SBF CEO da FTX em live no Youtube
Sam Bankman em live no Youtube (Imagem: Reprodução)

Um juiz dos EUA negou nesta terça-feira (7) pedido feito advogados do criador da falida corretora FTX, Sam Bankman-Fried, de mudança nas regras de sua liberdade condicional que fariam com que ele pudesse comunicar digitalmente, após ter sido impedido de fazê-lo em janeiro. Haverá uma nova audiência sobre a solicitação na próxima quinta-feira (9).

O pedido rejeitado havia feito em uma carta enviada ao juiz Lewis A. Kaplan, depois que os promotores do caso alegaram que Bankman-Fried pode ter se envolvido em pressão sobre de testemunhas.

Publicidade

Em troca de permitir que Bankman-Fried tivesse comunicação supervisionada, seus advogados haviam proposto que ele desistiriam de combater uma ordem que o impede de transferir bens relacionados com a FTX e a Alameda Research.

Contato com testemunhas

Os promotores federais disseram que o ex-bilionário, que atualmente enfrenta prisão domiciliar sob acusações de fraude e conspiração, tentou entrar em contato com Ryne Miller, conselheiro geral da FTX US, através do aplicativo de mensagens Signal.

“Eu realmente adoraria reconectar e ver se existe uma maneira de termos uma relação construtiva, usarmos um ao outro como recursos quando possível, ou pelo menos vetar as coisas um com o outro”, disse Bankman-Fried na mensagem.

O advogado da Bankman-Fried havia pedido ao juiz Kaplan que permitisse o uso do FaceTime, iMessage, Zoom, textos SMS, e-mail, Facebook Messenger e WhatsApp.

Publicidade

“O réu só poderá usar o WhatsApp se a tecnologia de monitoramento que automaticamente registra e preserva todas as comunicações do WhatsApp estiver instalada em seu smartphone”, dizia o pedido.

No decreto original, que barrava o uso de aplicativos de mensagens, Bankman-Fried foi especificamente instruído a não usar nenhum aplicativo de chamadas ou mensagens criptografadas ou “temporárias”, incluindo, mas não limitado ao Signal.

Os aplicativos de mensagens temporárias permitem que os usuários estabeleçam um limite de tempo para a permanência de uma mensagem no app. O Signal, por exemplo, permite limites de tempo personalizados, incluindo de 30 segundos a quatro semanas.

Embora o recurso possa ser usado para fins nefastos, estes recursos também são usados por jornalistas e ativistas para se comunicar, enquanto limitam a possibilidade de governos desonestos interceptarem suas comunicações.

Publicidade

No dia 12 de dezembro de 2022, Bankman-Fried foi preso nas Bahamas e extraditado para os Estados Unidos uma semana depois. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou SBF de oito acusações de lavagem de dinheiro, fraude e conspiração. Hoje, ele segue com restrição domiciliar, sem poder deixar uma casa na Califórnia.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

Trader transforma R$ 2 mil em R$ 17 milhões graças ao triunfo da Pepecoin (PEPE)

Ao comprar a memecoin após o lançamento, o trader teve um ganho de 7.368x no investimento
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais
Imagem da matéria: Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

O usuário foi atingido por fogos de artifício em uma live de divulgação do seu token
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO