Centenas de clientes da corretora de criptomoedas NovaDAX encontraram o saldo zerado ao acessar a plataforma na manhã desta quinta-feira (2). Na plataforma de defesa do consumidor Reclame Aqui (RA), a página da corretora já acumula cerca de 140 reclamações publicadas desde as 4h com relatos do mesmo problema.
“Tenho mais de R$ 20 mil na minha carteira e meu saldo está vindo zerado. Pelo que estou vendo, esse problema está acontecendo com todas as pessoas que usam o aplicativo, sem exceção. Peço verificação com urgência, não só por mim, mas por todos que utilizam essa corretora”, escreveu um cliente de Vila Velha (ES).
O mais provável que tenha acontecido foi um bug na plataforma que não mostra os valores reais em posse dos clientes. Alguns relatam que ao acessar as opções de compra e venda, o saldo de criptomoedas reaparece. Mesmo assim “não consigo depositar, sacar e nem transferir”, reclamou um usuário de Palhoça (SC).
Embora as criptomoedas provavelmente permaneçam em posse dos usuários, ver o saldo zerado assustou muitos clientes que encheram os perfis nas redes sociais da exchange em busca de uma resposta — que não veio. Até as 9h45 da manhã, a exchange não havia se pronunciado sobre o caso.
Alguns clientes mais experientes afirmaram que não era algo novo. Em outra ocasião, “demorou um dia e meio para o saldo voltar”, explicou no Instagram o usuário @rodolfosilvav.
“Meu saldo também está zerado… é algum bug… nada que já não tenha acontecido trocentas vezes na novadax! Fiquem calmos, daqui a pouco tudo volta ao normal”, completou @klayon_figueiredo.
Um usuário em um conhecido grupo de criptomoedas no Facebook afirmou que o saldo aparecia zerado, mas ao tentar movimentar a conta, as criptomoedas reapareciam.
No final da manhã, a assessoria de imprensa da NovaDAX enviou uma nota ao Portal do Bitcoin explicando que uma atualização de sistema impactou na visualização do saldo dos clientes, mas que não houve nenhuma perda monetária. “A situação já foi resolvida e a visualização de saldos, normalizada”, ressaltou.
O histórico da NovaDAX
Não é a primeira vez que a corretora de criptomoedas Novadax, ligada a um grupo chinês mas com uma operação brasileira, é alvo de críticas de seus clientes. Em fevereiro, a corretora travou saques e parou de responder clientes. Entre os dias 1º e 11 daquele mês, a corretora acumulou 286 reclamações no Reclame Aqui — um número 155% maior do que o registrado no mesmo período de janeiro.
Já em março deste ano, a NovaDAX teve sua conta corrente no Banco Genial (antigo Banco Plural) bloqueada para saques e outras funcionalidades por falta de envio de documentos para a atualização cadastral periódica.
*Atualização: a reportagem foi atualizada com a posição da Novadax