O valor total de Bitcoin nas bolsas caiu para 2,3 milhões de BTC, o nível mais baixo visto desde julho de 2018, de acordo com dados da Glassnode.
Durante a última década, a quantidade de Bitcoin mantida nas bolsas aumentou continuamente. Embora houvesse algumas quedas, ela continuou subindo. Em julho de 2018, atingiu 2,3 milhões de Bitcoin. Em seguida, continuou subindo por mais um ano e meio – atingindo um pico de quase 3 milhões de BTC em fevereiro de 2020. E então mudou de direção.
Pelo resto de 2020, o Bitcoin teve um grande aumento de saque das exchanges. Desde fevereiro, o montante total de bitcoin caiu para 2,3 milhões. Isso representa uma queda de 21% durante este período.
Essa frequência foi ampliada nos últimos dias. Desde 5 de dezembro, a quantidade total de bitcoins nas bolsas diminuiu 2,4%, indicando uma tendência de queda muito mais acentuada do que a vista anteriormente.
Leia Também
“A conclusão óbvia é que ele está sendo movido para um armazenamento offline de longo prazo, mas também pode ser uma indicação de maior conscientização sobre a segurança de usuários mais sofisticados, cautelosos com o mantra de não guardar suas moedas com terceiros, disse Jason Deane, Analista de Bitcoin da Quantum Economics, ao Decrypt.
A visão de Deane é apoiada por alguns dos problemas que as corretoras de criptomoedas testemunharam durante a altas passadas do bitcoin. Em setembro deste ano, a KuCoin sofreu um grande hack que resultou na queda do volume de negócios da bolsa em 21% em relação ao ano anterior. Isso pode ter feito com que os investidores retirassem seus Bitcoins das bolsas por medo de serem hackeados.
Mas outros acreditam que esse declínio indica um futuro positivo para o Bitcoin. Em declarações ao Decrypt na semana passada, o CTO da Glassnode, Rafael Schultze-Kraft, disse que o Bitcoin ser transferido para cold wallets a longo prazo poderia levar a uma crise de oferta.
“Acho que isso é extremamente otimista para o preço do Bitcoin”, disse ele, acrescentando: “Algo que estamos observando de perto”.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co