Imagem da matéria: Rússia terá uma moeda digital até o final de 2021, diz Banco Central do país
(Foto: Shutterstock)

A presidente do Banco Central da Rússia disse na sexta-feira (23) que uma versão digital da moeda nacional do país, o rublo, poderá estar pronta para um lançamento piloto no final do próximo ano.

Elvira Nabiullina fez o anúncio em uma conferência online onde também falou sobre inflação, taxas de juros de empréstimos e vendas de câmbio, informou a agência de notícias TASS.

Publicidade

“É bastante real”, disse Nabiullina quando questionada se o lançamento do rublo digital estava previsto para breve. Ela disse que uma consulta pública seria realizada primeiro, antes de testar esse ativo digital com um número limitado de usuários.

Tudo isso aconteceria no final de 2021, acrescentou ela.

Uma moeda digital do banco central, ou CBDC, é uma moeda digital atrelada à moeda fiduciária de um país, como o dólar americano ou o euro. Ela difere de criptomoedas como o Bitcoin – que tem regulamentação bastante restrita na Rússia – porque é centralizado e controlado pelo governo ou seu banco central.

Embora países ao redor do mundo estejam interessados ​​em CBDCs e a maioria dos bancos centrais do mundo tenham começado o desenvolvimento desses ativos em algum nível, nenhum país tem um CBDC em pleno funcionamento. Atualmente, a China é a que está mais adiantada no processo e está testando um yuan digital.

A Rússia também está muito interessada em lançar seu próprio CBDC. O banco central do país divulgou este mês um relatório dizendo que um CBDC “tornaria os pagamentos mais rápidos, simples e seguros” e, assim como o dinheiro, “será possível usar o rublo digital offline”.

Publicidade

Pessoas em “territórios remotos, escassamente povoados e difíceis de acessar, com acesso limitado à infraestrutura financeira” poderiam se beneficiar do rublo digital, acrescentou o relatório.

Nabiullina também disse que um CBDC não garantiria o anonimato, como o dinheiro, mas “presume-se que a confidencialidade será reforçada”.

As criptomoedas descentralizadas normalmente enfrentam desafios na Rússia.

O Bitcoin era ilegal até este ano – quando os legisladores deram status legal às criptomoedas, mas disseram que elas não poderiam ser usadas para pagar por mercadorias e serviços.

Os russos agora podem ter Bitcoin e Ethereum se os declararem, mas não podem usá-los como formas de pagamento.

VOCÊ PODE GOSTAR
Hayden Davis e Javier Milei

Advogado argentino pede prisão de empresário de criptomoedas ligado ao escândalo da Libra e Milei

Hayden Davis é o empresário de criptomoedas identificado como a suposta figura central por trás do colapso do token promovido por Milei
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Malha fina: Receita notifica investidor de criptomoedas três anos e meio depois; entenda

Segundo Secretaria Especial da Receita Federal, o aviso ao contribuinte visa “verificar, exclusivamente, atos praticados por terceiros”
Fachada da Fidelity investments

Fidelity se prepara para tokenizar seu fundo do Tesouro dos EUA na rede Ethereum

A Fidelity disse que vê a tokenização como uma forma de impulsionar “eficiências transacionais com acesso e alocação de capital entre mercados”
Casa Branca nos Estados Unidos, sede do Poder Executivo e da Presidência e Presidente

Cinco movimentos importantes da Casa Branca que marcaram as criptomoedas em março

Trump recebeu líderes de criptomoedas na Casa Branca e revelou uma estratégia que prioriza o Bitcoin, prometendo “nunca vender”. Aqui estão as últimas novidades