Imagem da matéria: Rússia prepara lei que vai permitir confisco de bitcoin por reguladores
Foto: Shutterstock

O governo da Rússia está elaborando uma lei para permitir que os órgãos de aplicação da lei possam confiscar bitcoin e outras criptomoedas que se tornaram fontes de renda do crime, disse o procurador-geral, Igor Krasnov, durante uma conferência em São Petersburgo nesta quarta-feira (07).

Segundo a agência de notícias TASS, Krasnov argumentou que tal ação visa combater o uso de ativos virtuais ​​para fins de corrupção e suborno.

Publicidade

“O uso criminoso de criptomoedas é um sério desafio em nosso país. Um passo significativo para superar esse problema foi a adoção em julho de 2020 da lei federal sobre ativos digitais”, disse o procurador. Ele se referiu a uma emenda aprovada no ano passado que proíbe o bitcoin e outras criptomoedas de serem usados para pagar bens de serviços.  

A mais recente atualização na lei que está em andamento, segundo Krasnov, “vai permitir a aplicação de medidas restritivas e o confisco de bens virtuais”.

Rússia, Bitcoin e CBDC

Também no ano passado, as criptomoedas passaram a ser consideradas um bem tributável e um movimento do governo previa que neste ano os funcionários públicos seriam obrigados a declarar criptomoedas da mesma forma que outros ativos.

O que ocorreu, no entanto, foi a proibição dos servidores possuírem o tipo de ativo a partir de 1º de abril de 2021, comentou o assunto o Coindesk. Krasnov argumentou sobre a omissão de informações de bens e as preocupações com a corrupção relacionada a processos criminais.

Publicidade


Na mesma época, a presidente do banco central da Rússia, Elvira Nabiullina, anunciou que uma versão digital da moeda nacional do país, o rublo, poderia estar pronta para um lançamento piloto no final deste ano. Pelo andar da carruagem dos bancos centrais em busca de uma versão digital de sua moeda, tudo leva a crer que se trata de um rublo na modalidade de stablecoin denominada CBDC, sigla em inglês para ‘Moeda Digital do Banco Central’.

VOCÊ PODE GOSTAR
Paul Tudor Jones

Bitcoin deve estar em todos os portfólios, diz lendário investidor Paul Tudor Jones

Para o gestor do bilionário fundo Tudor Investment Corporation, a combinação Bitcoin, ouro e ações é o melhor portfólio para combater a inflação
homem com carteira vazia

Carteira de Bitcoin esvazia fundos de usuários inativos e revolta comunidade

Cláusula nos Termos de Serviço da carteira Alby permite o saque de contas inativas
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 106 mil em dia de quedas generalizadas no mercado

Com exceção do Bitcoin Cash (BCH) e Tron (TRX), todas as criptomoedas do top 100 estão no vermelho
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”