Imagem da matéria: Rússia prepara lei que vai permitir confisco de bitcoin por reguladores
Foto: Shutterstock

O governo da Rússia está elaborando uma lei para permitir que os órgãos de aplicação da lei possam confiscar bitcoin e outras criptomoedas que se tornaram fontes de renda do crime, disse o procurador-geral, Igor Krasnov, durante uma conferência em São Petersburgo nesta quarta-feira (07).

Segundo a agência de notícias TASS, Krasnov argumentou que tal ação visa combater o uso de ativos virtuais ​​para fins de corrupção e suborno.

Publicidade

“O uso criminoso de criptomoedas é um sério desafio em nosso país. Um passo significativo para superar esse problema foi a adoção em julho de 2020 da lei federal sobre ativos digitais”, disse o procurador. Ele se referiu a uma emenda aprovada no ano passado que proíbe o bitcoin e outras criptomoedas de serem usados para pagar bens de serviços.  

A mais recente atualização na lei que está em andamento, segundo Krasnov, “vai permitir a aplicação de medidas restritivas e o confisco de bens virtuais”.

Rússia, Bitcoin e CBDC

Também no ano passado, as criptomoedas passaram a ser consideradas um bem tributável e um movimento do governo previa que neste ano os funcionários públicos seriam obrigados a declarar criptomoedas da mesma forma que outros ativos.

O que ocorreu, no entanto, foi a proibição dos servidores possuírem o tipo de ativo a partir de 1º de abril de 2021, comentou o assunto o Coindesk. Krasnov argumentou sobre a omissão de informações de bens e as preocupações com a corrupção relacionada a processos criminais.

Publicidade


Na mesma época, a presidente do banco central da Rússia, Elvira Nabiullina, anunciou que uma versão digital da moeda nacional do país, o rublo, poderia estar pronta para um lançamento piloto no final deste ano. Pelo andar da carruagem dos bancos centrais em busca de uma versão digital de sua moeda, tudo leva a crer que se trata de um rublo na modalidade de stablecoin denominada CBDC, sigla em inglês para ‘Moeda Digital do Banco Central’.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 66 mil com menor apetite por risco e criptomoedas ganham espaço em carteiras de brasileiros

Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 66 mil com menor apetite por risco e criptomoedas ganham espaço em carteiras de brasileiros

Bitcoin e Ethereum andam de lado, enquanto algumas altcoins registram ganhos em um dia de perdas para os índices acionários globais
Imagem da matéria: Hackers estão mirando carteiras de Bitcoin; veja como se proteger

Hackers estão mirando carteiras de Bitcoin; veja como se proteger

Usuários de Bitcoin tornaram-se alvo devido à facilidade de quebrar a segurança de algumas carteiras recém-lançadas para Ordinals
Leão com corrente de bitcoin

Aprenda a declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2024

Operações com criptomoedas feitas ao longo de 2023 devem ser informadas à Receita Federal até o dia 31 de maio de 2024
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste