Imagem da matéria: Rompendo o maior mercado de investimentos do mundo

Max Property Group traz inovação e transparência ao setor imobiliário

Apesar de ser a classe de ativos mais valiosa do mundo, a tecnologia subjacente ao mercado de investimentos imobiliários permaneceu praticamente inalterada por décadas. A Max Property Group, uma empresa de investimentos imobiliários na Holanda, que sofreu práticas antiquadas e tecnologia ultrapassada em primeira mão, desenvolveu uma plataforma com potencial para abalar um mercado de US $ 228 trilhões.

Publicidade

A classe de ativos mais valiosa do mundo

Em 2016, a equipe da Savills World Research calculou o valor de todas as propriedades globais em US $ 217 trilhões no total. Em 2017, suas pesquisas mostraram que a inflação global dos preços dos ativos havia crescido 5%, para US $ 228 trilhões.

Para colocar isso em contexto, o setor imobiliário é uma classe de ativos mais valiosa do que todas as ações, ações e valores mobiliários do mundo juntos, assim como todo o ouro já extraído ao longo da história.

Yolande Barnes, chefe da Savills World Research, disse: “O setor imobiliário é a principal classe de ativos que será mais impactada pelas condições monetárias globais e pela atividade de investimento e que, por sua vez, tem o poder de impactar mais as economias nacionais e internacionais. “

Em outras palavras, o mercado de investimentos imobiliários tem o poder de afetar toda a economia global.

Dada a enormidade dessa classe de ativos e seu potencial impacto literalmente nas finanças do mundo, é peculiar que ela não tenha sido mais sujeita à ruptura pela onda de startups e avanços tecnológicos que surgiram nos últimos anos. De fato, a tecnologia imobiliária, com a possível exceção das plataformas de listagem de aluguel, não avançou significativamente nas decadas.

Barreiras de entrada

Além de seu tamanho, poucas classes de ativos oferecem renda passiva e níveis de valorização do capital comparáveis ​​aos imóveis, mas da mesma forma poucas estão sujeitas às mesmas barreiras de entrada. Essas barreiras podem incluir acesso a serviços bancários, pontuação de crédito, finanças, requisitos de caixa e dependência de profissionais da indústria. Isso é particularmente aplicável ao investimento transfronteiriço, onde qualquer pessoa que planeja investir em outro país provavelmente terá que fazer viagens internacionais, passar por vários intermediários e idiomas estrangeiros, leis e práticas culturais.

Publicidade

Falta de Transparência

A falta de transparência no mercado imobiliário reflete-se no fato de que, de acordo com as Nações Unidas, a lavagem de dinheiro pode chegar a US $ 2 trilhões por ano, dos quais uma quantidade significativa é lavada por meio de transações imobiliárias reais.

Em uma escala menor, muitos proprietários enfrentam problemas como propriedades com danos ocultos, dívidas desconhecidas, vizinhos problemáticos e uma infinidade de problemas em potencial que podem ser ocultados. Os registros de propriedade de títulos geralmente são específicos de um país ou região, dificultando a determinação de propriedade ou direitos sobre uma propriedade. Por exemplo, a maioria dos estados dos EUA opera sob um sistema de registro de terras em que não há funcionários governamentais para determinar com absoluta certeza o título da propriedade ou se uma transação de transferência de título é válida.

Essa falta de transparência pode dificultar quase todos os elementos do investimento em propriedades, arriscando e demorando.

Custos e taxas

Os investimentos imobiliários internacionais estão sujeitos a várias taxas variáveis, tais como: taxas de câmbio, taxas de transferência, taxas de corretagem, taxas legais, impostos etc. não levando em consideração o custo de consultoria de advogados, consultores fiscais e contadores.

Devido ao grande número de intermediários envolvidos, o investimento imobiliário internacional pode ser um processo extremamente caro.

Liquidez e rapidez

Um dos problemas mais significativos do investimento imobiliário é a falta de liquidez. Quando os investidores imobiliários desejam liberar seu dinheiro do investimento, a venda de um imóvel pode levar meses ou até anos, geralmente deixando os investidores com o dinheiro amarrado. Mesmo os fundos de investimento costumam ter um período de vinculação, o que significa que investir em imóveis geralmente significa comprometer dinheiro com um período de retenção de vários anos.

Publicidade

Da mesma forma, a compra e venda de um imóvel pode ser extremamente lenta. Segundo uma pesquisa de viagens chinesa, 56% dos investidores chineses passam mais de um ano selecionando uma propriedade de investimento nos EUA. Em geral, pode levar seis meses para encontrar um imóvel e mais seis meses para concluir a transação.

Blockchain

A DLT (Distributed Ledger Technology), mais conhecida como cadeia de blocos, está provando ser uma das principais forças disruptivas no mundo financeiro e está começando a se ramificar em outras áreas do setor financeiro. Um dos setores em que a DLT poderia ter um grande impacto é o setor imobiliário, e especificamente o setor de investimentos imobiliários. A tecnologia Blockchain pode melhorar muito, se não superar, alguns dos principais obstáculos que impedem o mercado imobiliário real, tornando-o mais transparente, acessível e eficiente.

Max Property Group

O grupo de propriedades máximas (MPG) é uma empresa imobiliária com sede nos Países Baixos, com operações na Alemanha e no Reino Unido. A MPG administra fundos imobiliários desde 2016, mas seus fundadores, incluindo a Munte Immobilien na Alemanha, atuam no setor imobiliário há décadas. Eles também participam de atividades de vendas, administração e aluguel de imóveis. Tendo enfrentado os desafios do setor de investimento imobiliário em primeira mão, a MPG decidiu simplificar o processo de investimento imobiliário e, posteriormente, desenvolve a plataforma Max Crowdfund desde 2018.

Max Crowdfund é, ou será, uma vez que alguns recursos ainda estão em desenvolvimento, uma plataforma de investimento imobiliário em que as oportunidades de investimento imobiliário podem ser listadas por desenvolvedores, comprados por investidores e supervisionados por autoridades. A adição do DLT significa que todas as transações são registradas na blockchain e podem ser realizadas quase instantaneamente. Max Crowdfund é uma das primeiras plataformas que aproveitam a tecnologia blockchain para perturbar o setor imobiliário, provando que o DLT pode ser usado para modernizar o mercado de investimentos imobiliários e abri-lo para uma audiência global.

Barreiras de entrada

Talvez o maior potencial disruptivo da tecnologia blockchain no setor de investimentos imobiliários seja a eliminação de altos níveis de entrada. Historicamente, o investimento imobiliário é exclusivamente para os ricos, exigindo desembolsos de dezenas de milhares de dólares no mínimo, e muitas vezes investindo nos milhões.

Publicidade

No entanto, a tokenização de ativos tornou possível dividir ativos imobiliários em pequenas partes, reduzindo assim os níveis de investimento para meras centenas de dólares. Por exemplo, ao colocar seus próprios fundos imobiliários na plataforma Max Crowdfund, a MPG conseguiu reduzir o valor mínimo de investimento de 10.000 para apenas 1.000, sem afetar o retorno do investimento, e atualmente está trabalhando para reduzi-lo para 100. Isso significa que qualquer pessoa que possua € 100 pode se tornar um investidor imobiliário, juntando-se aos super-ricos em desfrutar de investimentos garantidos por ativos com altos retornos.

Isso por si só é um divisor de águas para o mercado de investimentos imobiliários. Considerando que o setor imobiliário é a classe de ativos mais valiosa do mundo, atualmente acessível apenas aos mais ricos, a abertura do mercado para pessoas comuns pode se tornar um dos eventos financeiros mais significativos da história.

Maior transparência

A tecnologia Blockchain é resistente a adulterações e, uma vez que uma atividade foi registrada, ela não pode ser removida ou alterada, resultando em um nível extraordinário de transparência.

Toda transação que ocorrerá na plataforma Max Crowdfund, seja uma transação de investimento, a assinatura de um contrato de aluguel ou uma transferência de propriedade, será registrada na blockchain.

A plataforma também terá um recurso de gerenciamento de propriedades, para que atividades como reformas, reparos, hipotecas e contratos de aluguel também possam ser registradas na blockchain. Dessa forma, quando os investidores observam uma propriedade adequada, eles podem acessar informações importantes, como histórico de reparos, histórico de aluguel, preço de venda anterior etc., eliminando a necessidade de agentes e advogados e reduzindo o risco de fraude.

Se a tecnologia blockchain fosse levada adiante e adotada pelas autoridades, teoricamente, isso poderia levar a um registro global de propriedades, onde todos os títulos são gravados imparcialmente em um sistema internacional.

Publicidade

Custos e taxas

Ao automatizar grande parte do processo de vendas, Max Crowdfund conseguiu eliminar muitas das taxas associadas ao investimento imobiliário. As taxas dos agentes são completamente erradicadas, pois as propriedades são cuidadosamente avaliadas antes da inclusão na plataforma, e todas as informações relacionadas a elas são fornecidas. O acesso a documentos cadastrais, informações sobre hipotecas, contas da empresa etc. são disponibilizados para que os investidores possam tomar decisões informadas sem o uso de um intermediário.

A automação elimina ainda taxas como taxas de cartório, taxas legais, taxas de contabilidade etc. As transações acontecem eletronicamente na plataforma, sem a necessidade de papelada e são “testemunhadas” pelo blockchain sem a necessidade de supervisão “oficial”. Os intermediários são substituídos pela tecnologia, reduzindo assim as taxas para quantidades relativamente pequenas.

Liquidez e rapidez

Historicamente, um indivíduo ou empresa possuiria uma propriedade e, para liquidá-la, teria que: listar a propriedade com um agente, comercializar a propriedade, aguardar um comprador com dinheiro suficiente para comprar a propriedade inteira e depois se envolver em o processo de vendas que pode incluir verificações estruturais, aplicações financeiras, negociações de preços, etc.

Com ativos tokenizados, um indivíduo ou empresa possui uma parte de um produto de investimento adequado, que pode ser uma ação da empresa, um título de propriedade ou um tijolo (uma fração de uma propriedade física) que é representada por um token digital. Geralmente, isso seria em pequenas unidades de 1.000 € ou menos, e todas as informações sobre o ativo estariam disponíveis na blockchain.

Portanto, o processo de venda desse ativo exigiria pouco mais do que colocá-lo na plataforma e negociá-lo eletronicamente, uma operação que poderia levar apenas alguns segundos.

Sobre MPG

O Max Property Group (MPG) é composto por profissionais do setor imobiliário com décadas de experiência no setor imobiliário. Desde a sua fundação em 2016, a MPG levantou vários milhões de euros em investimentos e atualmente mantém ativos avaliados em cerca de 8 milhões de euros (conforme mostrado no relatório financeiro do segundo trimestre de 2019). Atualmente, gerenciam propriedades na Holanda (barragem de Rotter e arredores), Alemanha (região da Baixa Saxônia) e Reino Unido, além de oferecer serviços de vendas de imóveis, administrar uma agência de aluguel e administrar uma academia que oferece seminários e workshops sobre imobiliário e blockchain.

A idéia para a plataforma Max Crowdfund surgiu da frustração da empresa com as barreiras históricas que afetam seu setor e sua incapacidade de encontrar as ferramentas tecnológicas para superá-los. O desenvolvimento da plataforma foi bem-sucedido, com todos os marcos alcançados até o momento. A plataforma possui dezenas de milhares de usuários registrados de todo o mundo e é funcional em vários níveis, com mais recursos sendo adicionados em conformidade com o roteiro de desenvolvimento.

Investindo via Max Crowdfund

Os investimentos imobiliários de alta qualidade estão listados no Max Crowdfund e os usuários registrados podem adquiri-los, sujeitos aos procedimentos KYC e AML, através da plataforma. O pagamento pelo uso da plataforma é cobrado em euros, mas pago em tokens MPG. Isso permite que as transações sejam registradas na blockchain. Os tokens MPG estão em circulação desde janeiro de 2019 e estão listados em várias trocas, conforme mostrado no CoinMarketCap (https://coinmarketcap.com/currencies/max-property-group/).

O Max Property Group está atualmente solicitando as licenças relevantes das Autoridades Financeiras Holandesas (AFM) para operar Max Crowdfund. Uma vez obtidas, serão solicitadas licenças adicionais para operação em outras jurisdições. Assim que eles forem concedidos, a plataforma será aberta para listar produtos de investimento de terceiros. Projetos que buscam financiamento poderão solicitar a listagem na plataforma, e os investidores terão acesso a uma maior diversidade de oportunidades de investimento de alta qualidade.

Atualmente, a MPG está realizando uma rodada de ações para pagar pelo desenvolvimento final da plataforma, bem como pelos aplicativos de licença que permitirão listagens de terceiros. Detalhes podem ser encontrados na plataforma Max Crowdfund. https://maxcrowdfund.com/en/mpg-security-token

Links oficiais
Web: https://maxcrowdfund.com/
Twitter: https://twitter.com/maxcrowdfund
Facebook: https://www.facebook.com/MaxCrowdfund/
Telegram: https://t.me/MaxPropGrp
Medium: https://medium.com/maxpropertygroup
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/maxpropertygroup/