Cãozinho Shiba Inu
(Foto: Shutterstock)

A plataforma americana Robinhood listou nesta terça-feira (12) em suas operações a criptomoeda Shiba Inu (SHIB), gerando uma disparada de cerca de 20% no preço do ativo. Além da Shiba Inu, a corretora disponibilizou em sua plataforma para os investidores as moedas Solana, Polygon e Compound – embora não tenha feito um anúncio oficial sobre as novidades.

Antes mesmo da chegada dos ativos, o Twitter foi tomado de especulações sobre o assunto. Robôs que monitoram as listagens das exchanges, como o Crypto Exchange Listing Bot, já davam a listagem como iminente. A cotação da criptomoeda chegou a subir quase 10% antes mesmo do comunicado da Robinhood.

Publicidade
 

O movimento vem poucos meses após a plataforma ter dito que ainda não tinha planos de listar o ativo. A plataforma Robinhood vem se movimentando bastante recentemente. Nos últimos meses, ela anunciou que pretende lançar uma a carteira para sua base de mais de 2 milhões de usuários; também deverá permitir transações na rede Lighting, que é basicamente um protocolo de pagamento de segunda camada sobre o Bitcoin, facilitando o uso da criptomoeda em transações rápidas.

 A Shiba Inu se torno uma moeda popular a partir de 2021, quando entrou na cena cripto como uma possível competidora para o dogecoin (DOGE), a maior memecoin em termos de capitalização de mercado. Ambas turbinaram sua imagem ao redor de memes com os simpáticos cachorros que dão nome às moedas e conforme comunidades e celebridades da internet começaram a falar sobre elas. Elon Musk, por exemplo, passou a ser investidor da Dogecoin.

Críticos tanto à Shiba Inu como à dogecoin afirmam que as moedas não têm valor inerente, sendo exemplos de shitcoins, mas seus defensores afirmam que moedas podem e devem ser usadas em pagamentos.

De acordo com o CoinMarketCap, a Shiba Inu é hoje a 15a principal criptomoeda em termos de capitalização de mercado, enquanto a Dogecoin ocupa a 11a posição.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Imagem da matéria: Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

“O que vier a seguir está nas mãos de Deus”, disse o dev após assumir o roubo