A conversa íntima de Elon Musk com o candidato presidencial republicano e governador da Flórida Ron DeSantis culminou em um foco nos ativos digitais — tocando no Bitcoin e no dólar digital, contando até com uma referência à Dogecoin.
A conversa entre Musk e DeSantis, que foi moderada pelo empresário David Sacks, só foi lançada mais de trinta minutos após a hora de início programada, com centenas de milhares de usuários do Twitter encontrando seus aplicativos travando e o fluxo de áudio falhando. Mas o bate-papo finalmente começou, e no final da conversa, DeSantis se inclinou para sua posição como um defensor da maior criptomoeda de todas.
O governador da Flórida retratou seu apoio ao Bitcoin como uma questão de liberdades civis e sua oposição contra as tentativas de seus oponentes de restringir as criptomoedas nos EUA.
“Você tem todo o direito de negociar e ter Bitcoin”, disse DeSantis. “A única razão pela qual essas pessoas em Washington não gostam é porque não o controlam.”
À medida que o ano eleitoral de 2024 começa, as observações de DeSantis espelham as do candidato presidencial democrata Robert F. Kennedy Jr, que anunciou o Bitcoin na semana passada como um exemplo de democracia e anátema para os autoritários.
Na quarta-feira, DeSantis abordou o aumento nas ações de fiscalização regulatória que a indústria de ativos digitais enfrentou até agora este ano, acusando o governo de tentar purgar os criptoativos para preservar o reinado dos que estão no poder.
“O Bitcoin representa uma ameaça para eles”, disse DeSantis. “Eles estão tentando regulá-lo a todo custo.”
DeSantis prometeu que, se o Congresso tentasse instituir uma proibição de “coisas como o Bitcoin”, aprovando uma nova legislação, ele se oporia veementemente. Ele também disse que a atual administração poderia eliminar o Bitcoin se Biden fosse reeleito.
“O governo atual, claramente, está contra o Bitcoin”, disse DeSantis. “E se continuar por mais quatro anos, eles provavelmente acabarão sufocando o Bitcoin nos EUA.”
Leia Também
Abordando a mudança da conversa política em direção aos assuntos de criptoativos, David Sacks observou que há uma grande audiência de entusiastas de cripto no Twitter. Musk interveio para dizer que há uma para “Dogecoin também.”
DeSantis incorporou observações contra a moeda digital do banco central em sua plataforma de governo ao longo do tempo, ecoando declarações feitas por representantes como Tom Emmer e buscando uma proibição contra criptomoedas apoiadas pelo governo na Flórida.
As Moedas Digitais do Banco Central (CBDC) são semelhantes a ativos como stablecoins que estão atrelados ao preço de uma moeda soberana como o dólar. Mas, em vez de serem emitidas por empresas privadas em redes públicas, são geridas pelos respectivos governos ou bancos centrais.
No caso do Federal Reserve, o Presidente Jerome Powell disse que uma CBDC “idealmente” receberia aprovação por escrito do Congresso. Mas DeSantis disse que não há margem de manobra em termos disso, e isso não acontecerá em seu turno.
“Você deve obter autorização do Congresso”, disse DeSantis sobre uma CBDC. “Posso dizer que, se sou presidente, não faremos uma Moeda Digital do Banco Central.”
DeSantis ressaltou sua mensagem de que uma CBDC poderia ser usada para reduzir as negociações consideradas politicamente desfavoráveis aos olhos daqueles que controlam a tecnologia, possivelmente empurrando questões ambientais ou impedindo a venda de armas de fogo.
“Eu vejo isso como uma transferência maciça de poder de consumidores individuais para uma autoridade central, e não acho que isso seja bom para uma sociedade livre”, disse ele. “Eu sou um ‘não’ para a Moeda Digital do Banco Central.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.