Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

A parceria da Ripple com a Unicâmbio cria um novo corredor de pagamentos transfronteiriços entre Portugal e Brasil
Imagem da matéria: Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

Foto: Shutterstock

A Ripple, empresa que fornece infraestrutura de ativos virtuais para instituições financeiras, anunciou nesta segunda-feira (10) uma parceria com a casa de câmbio portuguesa Unicâmbio para viabilizar pagamentos transfronteiriços instantâneos entre Portugal e o Brasil através do Ripple Payments.

Segundo comunicado da empresa, esta solução recorre a ativos digitais para tornar os pagamentos internacionais “mais rápidos, econômicos e eficiente”.

Publicidade

A colaboração marca a primeira vez que a solução de pagamentos da Ripple está disponível em Portugal, expandindo a presença da empresa na Europa e fortalecendo o corredor de pagamentos entre Portugal e o Brasil.

Na prática, os clientes empresariais da Unicâmbio poderão agora transferir fundos com liquidações em apenas alguns minutos — reduzindo significativamente o tempo e a complexidade das transferências.

“A nossa parceria com a Unicâmbio representa um marco significativo na expansão da Ripple na Europa. Portugal desenvolveu um ecossistema cripto dinâmico, e estamos entusiasmados por disponibilizar a nossa solução de pagamentos aos parceiros no país”, afirmou Cassie Craddock, Diretora-Geral para Reino Unido e Europa na Ripple.

“Ao conectar as nossas redes de pagamentos em Portugal e no Brasil, estamos a proporcionar pagamentos transfronteiriços mais rápidos e acessíveis, ao mesmo tempo que fortalecemos a ponte econômica entre estes dois importantes mercados.” 

Publicidade

Adriana Jerónimo, Membro do Conselho de Administração da Unicâmbio, também aponta a importância de conectar os dois países. “Portugal e o Brasil partilham laços econômicos e culturais profundos, com fluxos financeiros significativos. Ao recorrer à tecnologia blockchain, estamos a transformar a forma como o dinheiro circula entre os dois países”, afirmou. 

A parceria reforça a presença já consolidada da Ripple no Brasil, onde trabalha ao lado de clientes de renome, como o Travelex Bank, parceiro da Ripple desde 2022, e o MB | Mercado Bitcoin, a maior plataforma de negociação de criptomoedas da América Latina, que integrou a rede da Ripple no final do ano passado. 

Leia também: Ripple amplia presença no Brasil com lançamento de solução de pagamentos via MB