Ripio lança blockchain voltada para a América Latina

LaChain utiliza o mecanismo de consenso de Tolerância a Falhas Bizantinas
Roda de pessoas que apontam seus smartphones para o mesmo lugar

Shutterstock

A Ripio anunciou nesta quinta-feira (22) a LaChain, uma blockchain de primeira camada que promete ser rápida e de baixo custo, construída para desenvolver casos de uso que atendam às necessidades específicas de indivíduos e instituições latinoamericano, como pagamentos de varejo, liquidação de transações internacionais e remessas e Sistemas de Identidade Descentralizados (DID). 

Conforme o comunicado de imprensa, o produto foi criado por meio da plataforma Polygon Supernet, e está sendo desenvolvida por um consórcio de empresas mantenedoras como a própria Ripio, a SenseiNode, a Num Finance, a Cedalio e a Buenbit. 

Publicidade

“Acreditamos que a América Latina é um terreno fértil para desenvolvimento deste novo paradigma devido a questões históricas da região que viabilizam a criação de projetos como a LaChain. Queremos criar um ecossistema”, disse no comunicado Sebastian Serrano, CEO e Co-Fundador da Ripio, em nome do consórcio mantenedor.

LaChain utiliza o mecanismo de consenso de Tolerância a Falhas Bizantinas (Byzantine Fault Tolerant Proof of Authority, IBFT PoA, na tradução em inglês). Nesse sistema, os nodes (validadores) são os únicos responsáveis por criar os blocos e adicioná-los à blockchain em série. Todos os validadores se revezam em propor o próximo bloco (round-robin).

Para que o bloco seja validado e inserido na blockchain, uma supermaioria (mais de 2/3) dos validadores deve aprová-lo. No futuro, a expectativa é que a rede migre para o mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS), já utilizado em redes consolidadas, como a Ethereum

O token nativo de LaChain é LaCoin (LAC). O usuário pagará as taxas inerentes a transação usando LaCoin. O token tem uma oferta já definida, com um total fixo de 10 bilhões de tokens. 

Publicidade

O lançamento da mainnet e apresentação de LaChain para o mercado acontece durante o evento Modular, em Buenos Aires, criado para explorar o potencial da tecnologia blockchain e suas implementações para o desenvolvimento de outras indústrias.

*O Portal do Bitcoin viajou para a Argentina a convite da Ripio.