Espera-se que os retornos de staking de Ethereum excedam as taxas de juros dos EUA no próximo ano, uma mudança que poderia reforçar o preço do ether, já que os investidores buscam rendimentos mais altos.
Impulsionados pela queda das taxas de juros e pelo aumento das taxas de transação na rede Ethereum, espera-se que as dinâmicas de mercado em mudança reduzam a diferença entre os retornos de staking do Ethereum e as taxas tradicionais de ativos sem risco nos próximos trimestres.
O spread entre a taxa de staking composta do Ethereum e a taxa efetiva de fundos federais permaneceu negativo desde meados de 2023.
No entanto, dois fatores importantes podem empurrar o spread para uma posição positiva em meados de 2025, criando um “efeito duplo”, de acordo com a corretora institucional e de negociação cripto FalconX.
Em uma nota a investidores na sexta-feira (27), a FalconX apontou a recente decisão do Federal Reserve de cortar as taxas de juros em um regime que deve continuar no próximo ano.
De acordo com os mercados futuros, há 85% de chance de que a taxa dos fundos federais caia para menos de 3,75% até março de 2025 e 90% de chance de que caia ainda mais, para 3,5%, até junho, segundo dados do CME FedWatch.
Taxas mais baixas nos EUA reduziriam os rendimentos de ativos tradicionais, como títulos do Tesouro, diminuindo a diferença de rendimento ou spread, com o staking do Ethereum. Os rendimentos de staking estão atualmente oscilando em torno de 3,2%.
“Ainda veremos quais margens de lucro para as taxas de staking são vantajosas em relação à taxa livre de risco em meio a um mercado cripto em alta para o preço do Ethereum”, escreveu David Lawant, o chefe de pesquisa da FalconX, na nota.
“A única vez em que as taxas de staking de ETH estiveram substancialmente acima das taxas livres de risco durante um período relativamente longo foi no final de 2022, quando o setor estava lutando contra o desastre da FTX no fundo do mercado de baixa anterior.”
Na semana passada, as taxas de transação de Ethereum, que desempenham um papel importante nas recompensas de staking, atingiram seus níveis mais altos em quase dois meses, segundo dados do YCharts. Desde então, esse valor caiu para uma média de US$ 0,80 por transação no domingo (29).
Embora as taxas permaneçam bem abaixo dos picos anteriores do mercado em alta, o aumento reflete a crescente atividade de blockchain, disse a FalconX. Taxas de transação mais altas aumentam os rendimentos de staking, proporcionando retornos mais atraentes para os stakers de Ethereum.
A FalconX acredita que essa combinação de declínio das taxas dos EUA e aumento dos rendimentos do Ethereum pode tornar o spread positivo nos próximos dois trimestres, tornando o staking de Ethereum mais competitivo em relação aos ativos tradicionais com rendimento.
Um spread positivo provavelmente aumentaria o apelo do staking, oferecendo retornos mais altos do que as opções sem risco.
No entanto, os investidores institucionais cobiçados pelo setor preferirão acessar os rendimentos de staking por meio de produtos regulamentados, incluindo fundos negociados em bolsa (ETFs), disse ao Decrypt Jamie Coutts, analista-chefe de criptoativos da Real Vision.
Em maio, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) aprovou oito solicitações de ETFs de Ethereum à vista. Para superar os obstáculos regulatórios, vários emissores removeram de suas solicitações referências a staking de Ethereum de clientes.
Desde a mudança do Ethereum para um sistema proof-of-stake em setembro de 2022, os detentores de Ethereum têm a capacidade de depositar fundos na rede para ganhar recompensas. A participação em produtos de ETF dos EUA, no entanto, continua difícil.
“Até que a SEC aprove essas ofertas, a demanda pode ser moderada”, disse Coutts.
Embora os gestores de ativos mais sofisticados e as empresas de patrimônio privado possam começar a investir diretamente, a demanda por exposição direta entre as instituições mais tradicionais pode “se desenvolver lentamente”, acrescentou Coutts.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.