Imagem da matéria: Relatório da Deloitte: Mais de 26 Mil Projetos Relacionados a Blockchain Foram Criados em 2016

Mais de 26.000 novos projetos relacionados a blockchain foram criados no repositório de código GitHub no ano passado, de acordo com dados coletados pela Deloitte.

Em seu novo relatório – intitulado “Evolução da tecnologia Blockchain: Insights da plataforma Github” e publicado hoje – a empresa extraiu informações da plataforma de desenvolvimento, que toca o código para mais de 86.000 iniciativas de blockchain, incluindo grandes projetos como o bitcoin.

Publicidade

Como um todo, o estudo apresenta o curso de desenvolvimento da tecnologia através de várias implementações (começando com bitcoin) que remontam a 2009.

O relatório da Deloitte indica que 2016 viu mais novos projetos de blockchain (por organizações e usuários individuais) até o momento. Em comparação, menos de 15.000 foram criados em 2015. Os dados para 2017 incluem apenas os primeiros seis meses do ano, mas quase 25.000 projetos GitHub foram criados durante esse período.

Desses, o bitcoin (talvez não surpreende) tenha visto a maior atividade, com 627 contribuintes e quase 12.000 seguidores. O Go-ethereum (ou Geth), o cliente de software mantido pela Fundação Ethereum sem fins lucrativos, atraiu 149 colaboradores até o momento com 5.603 seguidores.

Outro grande ponto de dados no relatório é que a maioria dos projetos vistos até à data são em grande parte inativos no GitHub.

Publicidade

Deloitte explica:

A verdadeira realidade dos projetos de código aberto é que a maioria é abandonada ou não atinge uma escala significativa”. Infelizmente, a blockchain não é imune a esta realidade.

Os autores acrescentam que as organizações são um “diferencial positivo” nos dados, dizendo “enquanto 7% dos projetos desenvolvidos pelos usuários estão ativos, 15% dos projetos desenvolvidos pelas organizações estão ativos”.

O relatório também oferece informações geográficas sobre o ritmo do desenvolvimento da blockchain até agora, observando que São Francisco é a casa para os proprietários de repositórios GitHub relacionados a blockchain, com 1.279 usuários e 101 organizações. Londres marcou o segundo maior com 919 projetos no total, seguido por Nova York com 774.

“Também vale a pena notar o alto nível de atividade na China, especificamente, Xangai e Pequim. Em ambas as cidades, a maioria dos projetos refere-se a criptomoedas e exchanges de criptomoedas, com ênfase na escalabilidade”, diz o relatório.

Leia Também: Assim Como a Internet, A Blockchain Está se Espalhando

 

BitcoinTrade

Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/

You May Also Like
Imagem da matéria: BC aponta tokenização de ativos como foco de atuação em 2024

BC aponta tokenização de ativos como foco de atuação em 2024

Além da regulação do mercado de criptomoedas, o Banco Central também quer focar esforços no crescimento do setor de tokenização este ano
Cachorro com chapéu da criptomoeda Dogwifhat

Investidor compra NFT da foto do Dogwifhat por R$ 21 milhões

O doguinho com touca de crochê por trás da memecoin Dogwifhat (WIF) continua fazendo sucesso e já é a 42ª moeda mais valiosa do mercado
Tela de celular do Telegram

Notcoin: Jogo do Telegram distribui R$ 2 milhões em tokens TON, além de milhões de moedas

O jogo de clique viral Notcoin acaba de lançar uma nova promoção antes do seu airdrop, oferecendo até 100.000 Toncoin e montes de moedas
vladimir putin, russia, eleição, votação, blockchain

Rússia usou blockchain na eleição que manteve Putin no poder, mas houve transparência?

A documentação sobre a blockchain que registrou votos para Vladimir Putin e seus adversários está fechada para observadores, levantando questões sobre a transparência do processo