Imagem da matéria: Relatório da Deloitte: Mais de 26 Mil Projetos Relacionados a Blockchain Foram Criados em 2016

Mais de 26.000 novos projetos relacionados a blockchain foram criados no repositório de código GitHub no ano passado, de acordo com dados coletados pela Deloitte.

Em seu novo relatório – intitulado “Evolução da tecnologia Blockchain: Insights da plataforma Github” e publicado hoje – a empresa extraiu informações da plataforma de desenvolvimento, que toca o código para mais de 86.000 iniciativas de blockchain, incluindo grandes projetos como o bitcoin.

Publicidade

Como um todo, o estudo apresenta o curso de desenvolvimento da tecnologia através de várias implementações (começando com bitcoin) que remontam a 2009.

O relatório da Deloitte indica que 2016 viu mais novos projetos de blockchain (por organizações e usuários individuais) até o momento. Em comparação, menos de 15.000 foram criados em 2015. Os dados para 2017 incluem apenas os primeiros seis meses do ano, mas quase 25.000 projetos GitHub foram criados durante esse período.

Desses, o bitcoin (talvez não surpreende) tenha visto a maior atividade, com 627 contribuintes e quase 12.000 seguidores. O Go-ethereum (ou Geth), o cliente de software mantido pela Fundação Ethereum sem fins lucrativos, atraiu 149 colaboradores até o momento com 5.603 seguidores.

Outro grande ponto de dados no relatório é que a maioria dos projetos vistos até à data são em grande parte inativos no GitHub.

Publicidade

Deloitte explica:

A verdadeira realidade dos projetos de código aberto é que a maioria é abandonada ou não atinge uma escala significativa”. Infelizmente, a blockchain não é imune a esta realidade.

Os autores acrescentam que as organizações são um “diferencial positivo” nos dados, dizendo “enquanto 7% dos projetos desenvolvidos pelos usuários estão ativos, 15% dos projetos desenvolvidos pelas organizações estão ativos”.

O relatório também oferece informações geográficas sobre o ritmo do desenvolvimento da blockchain até agora, observando que São Francisco é a casa para os proprietários de repositórios GitHub relacionados a blockchain, com 1.279 usuários e 101 organizações. Londres marcou o segundo maior com 919 projetos no total, seguido por Nova York com 774.

“Também vale a pena notar o alto nível de atividade na China, especificamente, Xangai e Pequim. Em ambas as cidades, a maioria dos projetos refere-se a criptomoedas e exchanges de criptomoedas, com ênfase na escalabilidade”, diz o relatório.

Leia Também: Assim Como a Internet, A Blockchain Está se Espalhando

 

BitcoinTrade

Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/

Talvez você queira ler
homem de costas andando em direção a tokenização do mercado financeiro

Singapura divulga lista de instituições parceiras em tokenização de ativos do mundo real (RWA)

JPMorgan e Chainlink integram grupo que já deu início a cinco testes-piloto para a tokenização de ativos
CEO interina da OpenAI, Mira Murati, posa para foto

Quem é Mira Murati? A sucessora de Sam Altman na gigante de inteligência artificial OpenAI

Embora a ex-diretora técnica esteja aberta à regulamentação de produtos de IA, ela também rejeitou pedidos para desacelerar o ritmo de desenvolvimento da OpenAI
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi