Os reguladores no Reino Unido obrigaram todas as empresas que operam caixas eletrônicos de bitcoin no país a interromper suas operações e tirar suas máquinas dos locais que ocupam a partir desta sexta-feira (11).
O comunicado da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) afirma que todos os operadores de ATMs de criptomoedas devem ser registrados na entidade e estar em conformidade com os regulamentos locais de prevenção à lavagem de dinheiro.
Como nenhuma empresa cripto que atualmente possui licença na FCA tem autorização para oferecer esse tipo de serviço, todos os caixas eletrônicos no Reino Unido que oferecem compra e venda de criptomoeda, estão operando na ilegalidade.
O alerta de hoje, portanto, vem para forçar as empresas da área a interromper a oferta desse serviço imediatamente. “Consumidores também não devem usá-las”, acrescenta a nota.
“Estamos preocupados com as máquinas ATM de criptomoedas que operam no Reino Unido e entraremos em contato com os operadores instruindo que as máquinas sejam desligadas ou enfrentarão ações adicionais”, disse o FCA.
Leia Também
Atualmente o Reino Unido é o 10º país que mais possui caixas eletrônicos de bitcoin, com 81 máquinas espalhadas pela região, segundo o Coin ATM Radar.
ATMs e registro sem sucesso
De acordo com a nota de hoje da FCA, as empresas da área tinham conhecimento que deveriam buscar o registro. As que tentaram, no entanto, fracassaram.
A Gidiplus, uma empresa que opera ATMs de cripto, recebeu o “não” dos reguladores quando solicitou a licença e recorreu ao Tribunal Superior para converter a decisão, mais uma vez, sem sucesso.
O juiz decidiu contra o pedido da empresa de continuar operando no país, concluindo que que havia “falta de evidências de como a Gidiplus conduziria seus negócios de maneira amplamente complacente”.
Desde que os reguladores do Reino Unido publicaram uma lista de empresas cripto que, mesmo não registradas, continuavam oferecendo serviços na região, 110 não estão mais operacionais.