A Autoridade de Padrões de Propaganda (ou ASA, na sigla em inglês) do Reino Unido baniu sete promoções relacionadas a criptomoedas como parte de um amplo foco sobre anúncios cripto possivelmente danosos, de acordo com a BBC.
A ASA tomou promoções de criptomoedas como alvo da Coinbase Europe, eToro, Papa John’s, Luno Money, Exmo Exchange, Payward e Coinburp.
Todos os sete anúncios foram “banidos por irresponsavelmente obter vantagem da falta de experiência de clientes e por falharem em ilustrar o risco do investimento”, afirmou a ASA.
Papa John’s, uma popular rede de pizzas, ofereceu “bitcoins gratuitos equivalentes a £ 10”, além de dizer a clientes que poderiam poupar £ 15 (cerca de US$ 19) se gastassem £ 30 (US$ 39) ou mais em pizza.
A rede de pizza também ligou sua promoção de bitcoin (BTC) ao “Bitcoin Pizza Day”, que marca a primeira vez que o bitcoin foi usado em uma transação (para comprar uma pizza em maio de 2010).
ASA afirmou que essa promoção “trivializou o que era uma decisão financeira séria e possivelmente custosa, principalmente no contexto do público-alvo que provavelmente teriam conhecimento limitado sobre a criptomoeda”.
Apesar de o anúncio da Payward ter um aviso legal, seus cuidados não eram claros. Além disso, ASA disse que “clientes não teriam o tempo de compreender as informações relevantes no aviso legal, se é que fossem lidas”.
A ASA e cripto
Essa não foi a primeira vez que ASA tomou a indústria de criptomoedas como alvo.
A ASA suspendeu o anúncio da Luno em maio deste ano, que afirmou: “Se você está vendo o bitcoin no Metrô, é hora de comprá-lo”. A entidade considerou que essa propaganda era irresponsável.
A supervisora também mirou nos anúncios de Floki Inu no metrô de Londres. Em novembro, o órgão começou a investigar essas publicidades.
Um porta-voz da ASA disse: “Não acho que anúncios de criptomoedas devam estar na rede de transporte. São antiéticos”.
Miles Lockwood, diretor de reclamações e investigações da ASA, também critica anúncios enganosos de criptoativos.
“Clientes precisam saber sobre os riscos de investir em criptoativos e empresas devem garantir que seus anúncios não são enganadores ou socialmente irresponsáveis ao obter vantagem da falta de conhecimento sobre esses produtos complexos e voláteis”, afirmou Lockwood.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.